Visitar museus é uma das formas mais interessantes e completas para embarcar dentro da cultura de vários lugares, tempos antigos ou conhecer mais sobre o funcionamento das coisas do mundo por meio da ciência e da arte. Passar horas contemplando as obras de artistas renomados é um passatempo cultural maravilhoso e rico, e em alguns museus é até possível interagir com a exposição, o que acaba deixando tudo mais interessante ainda.

O que não falta no Brasil são museus, e existe uma grande variedade que agrada todos os públicos desde adultos até o público infantil.

Separamos nesse post 7 museus espalhados pelo país para que você não deixe de visitá-los durante as suas viagens.

MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ)

O MAC é considerado uma das maravilhas arquitetônicas do planeta! Projetado por Oscar Niemeyer, o museu tem um formato que agrada aos olhos, seu formato circular suspenso e a grande rampa avermelhada estão em frente a Baía de Guanabara, o contraste da arte com a paisagem é belíssimo.

O acervo do museu conta com mais de 1.200 obras que fazem parte da coleção João Sattamini, que vão desde itens que exploram o óleo sobre tela até esculturas. O MAC também conta com 369 obras de coleção própria, que foi formada a partir de doações de artistas para fomentar as exposições do local.

No Mac é possível agendar visitas acompanhadas de arte-educadores, deixando a experiência ainda mais completa e rica de conhecimento.

A entrada no museu é paga, mas as quartas-feiras é gratuita para todos.

[:pt]MAC[:]

Instituto Inhotim (MG)

O museu de arte contemporânea, está localizado em Brumadinho, e expõem suas artes ao ar livre em meio a um lindo jardim botânico com mais de 4 mil espécies raras de plantas – o que deixa a experiência ainda mais especial, onde arte e paisagismo andam lado a lado.

O acervo do museu é dividido em 23 galerias, sendo 4 delas compostas por exposições temporárias, que são sempre renovadas para abrir espaço e promover mais artistas. Passeando pelo amplo espaço do museu, você pode contemplar mais de 500 obras, entre esculturas, vídeos, performances, desenhos, fotografias e pinturas vindas de diferentes países e artistas como Helio Oiticica e Adriana Varejão.

O museu dispõe de visitas mediadas, onde você pode aprender mais sobre as obras com o acompanhamento de educadores do instituto.

A entrada no museu é paga e limitada a 500 visitantes por dia, mas na última sexta-feira de cada mês você pode visitar de forma gratuita com retirada prévia dos ingressos.

[:pt]Inhotim[:]

Museu Imperial (RJ)

O Museu Imperial está localizado no centro histórico de Petrópolis, e possui cerca de 300 mil itens, que juntos formam o principal acervo do país relativo ao império brasileiro.

O grande palácio era o refúgio da família imperial e hoje é o paraíso para os amantes de história. Passear pelos salões que preservam os seus pisos originais – de mármore de carrara, mármore belga e madeiras nobres, fazem com que você se transporte para os tempos antigos. Os móveis, objetos pessoais e obras de artes são algumas das relíquias que você poderá apreciar durante a sua visita, e o mais legal é que tudo permanece intacto.

O museu ainda conta com uma biblioteca com arquivos focados na história do Brasil Imperial e de Petrópolis.

Na parte de fora do palácio você pode fazer uma pausa para o café da tarde na cafeteria Duetto’s, caminhar pelos charmosos jardins e até mesmo visitar a loja do museu, onde você pode adquirir lembranças como canecas, camisetas e até miniaturas da coroa de D. Pedro II e a pena da Lei Áurea.

A entrada no museu é paga e limitada.

[:pt]Imperial[:]

Instituto Ricardo Brennand (PE)

Localizado em Recife, o Instituto Ricardo Brennand é um grande espaço onde a arte e cultura histórica andam lado a lado. O local é dividido em áreas e possui uma das mais modernas instalações museológicas do Brasil!

O Museu de Armas Castelo São João abriga mais de 3 mil itens de diversas referências medievais, como armaduras Maximilianas, espadas, tapetes, vitrais, o conjunto de Fuzis pertencentes a Dom Pedro I e Dom Pedro II, pinturas de Blaise-Alexandre Desgoffe e muito mais.

Na Pinacoteca do Instituto, você pode apreciar exposições como Frans Post e o Brasil Holandês”, “O Oitocentos Brasileiro”, “Coleção Janete Costa e Acácio Gil Borsoi” e “O Julgamento de Nicolas Fouquet”. Já na Galeria você encontra mostras itinerantes de artistas pernambucanos, além de esculturas que representam as quatro estações e uma réplica de “O Pensador”, de Auguste Rodin.

O complexo ainda conta com uma biblioteca especializada em arte, história e arquitetura, com a Capela Nossa Senhora das Graças em estilo gótico e um restaurante que serve pratos regionais gourmet.

A entrada no instituto é paga.

[:pt]Ricardo Brennand[:]

MASP – Museu de Arte de São Paulo (SP)

O MASP é considerado como o museu de arte mais importante do Hemisfério Sul. O seu acervo, que é tombado pelo IPHAN, conta com cerca de 10.000 peças, que são divididas em artes antiga e atuais de várias regiões do mundo como brasileiras, africanas, europeias e asiáticas.

O museu em si já é uma obra de arte, tanto que é conhecido com um dos pontos turísticos símbolo de São Paulo, o lugar foi muito bem planejado por Lina Bo Bardi e se tornou um marco da arquitetura do século 20.

As obras expostas no segundo andar do museu são dispostas em cavaletes de cristal espalhados pela sala, com o intuito de levar o visitante a seguir uma narrativa linear, e além das belas pinturas, o visitante pode mergulhar na cultura contemplando esculturas e até roupas.

O MASP realmente é uma parada obrigatória para quem passa pela Avenida Paulista em São Paulo.

A entrada no museu é paga e limitada, mas as terças-feiras você pode visitar de forma gratuita mediante a reserva online.

[:pt]MASP[:]

MON – Museu Oscar Niemeyer (PR)

O MON ou o Museu do Olho como é mais conhecido pelos curitibanos – por conta de seu formato, foi planejado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 2002, e é considerado o maior da américa latina, com mais de 17 mil metros de áreas para exposições.

Cerca de 7 mil obras nacionais e internacionais fazem parte do acervo do MON, que estão espalhadas por todo o complexo do museu. Em meio as pinturas, esculturas, fotografias e outros, o visitante ainda pode aprender mais no Setor Educativo, um local dedicado a desenvolver atividades para todos, editar materiais pedagógicos, organiza visitas mediadas e realização de oficinas.

A entrada do museu é paga e limitada

[:pt]MON[:]

Museu da Inconfidência (MG)

O Museu da Inconfidência foi inaugurado em 1944 e ocupa a antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica e é a arquitetura colonial do barroco tardio mais notável de Ouro Preto.

O museu homenageia a história da Inconfidência Mineira através do seu acervo com mais de 4 mil exemplares que são símbolos da vida sociocultural de Minas Gerais dos séculos XVIII e XIX. As exposições contam com móveis e utensílios portugueses, documentos importantes como o volume 7 dos Autos da Devassa da Inconfidência Mineira, vários exemplares relacionados a arte sacra de XVIII e XIX, com artes de Aleijadinho e Mestre Ataíde e outros.

A entrada do museu é paga

[:pt]Museu da Inconfidencia[:]

Bônus – especial para as crianças

Museu da Imaginação (SP)

Museus são locais muito importante para o desenvolvimento principalmente das crianças, e as que estão na primeira infância aprendem mais com a interação e no Museu da Imaginação em São Paulo, o que não faltam são “obras” em que elas podem aprender brincando.

O museu é dividido em 2 espaços: o Lúdico – onde elas aprendem em 12 salas diferentes sobre vários temas importantes para o nosso aprendizado como a água, a música, as cores e formas, as estações do ano, coordenação motora e muito mais.

Já o espaço Expositivo – que expõe para as crianças de forma lúdica e interativa trabalhos de 2 grandes artistas (Leonardo Da Vinci e Piet Mondrian), além de uma exposição dedicada a grandes monumentos da história espalhados pelo mundo, e o mais legal as obras foram feitas por 4 artistas a partir de peças de Cubics.

A entrada no museu é paga e limitada.

[:pt]Museu da imaginação[:]

Gostou dos museus selecionados? Entre em contato com a nossa equipe e planeje um roteiro cultural com a Upack!