Quando viajamos para um destino queremos visitar o máximo de pontos turísticos possíveis, mas muitas vezes deixamos as bibliotecas fora das listas de “O que visitar em…” e isso faz com que você não tenha a oportunidade de conhecer arquiteturas belíssimas e acervos maravilhosos.

Biblioteca não é tudo igual, cada uma tem um diferencial que a torna especial e única, por isso separamos uma lista com as mais belas bibliotecas pelo mundo para você amante da leitura ou não, visitar na sua próxima viagem.

Biblioteca Admont Abbey (Admont – Áustria)

Conhecida como a maior biblioteca monástica do mundo, a Admont Abbey fica dentro do mosteiro de Admont e foi construída em 1776. E esses muitos anos de existência foram essenciais para deter um dos maiores acervos do país, com mais de 100 mil exemplares, além de uma coleção somente de manuscritos raros, que foram desenvolvidos no século XI por monges locais.

A infraestrutura do local encanta os amantes de livros e de referências arquitetônicas, pois a grandiosidade e detalhes do local, passeiam pela arquitetura barroca e por adornos em afrescos feitos por Bartolomeo Altomonte, a biblioteca é muito bem iluminada por 48 janelas, que fazem com que a delicadeza do ambiente somada a luz natural traga aconchego e uma sensação de paz aos visitantes.

[:pt]Admont Abbey Library[:]

Biblioteca Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro – Brasil)

A Real Gabinete foi fundada por um grupo de imigrantes e hoje é responsável por guardar obras de autores portugueses fora de Portugal, com 350.000 volumes, entre elas manuscritos e obras raras como ” Os Lusíadas” e “Ordenações de Dom Manuel”, e além dos milhares de livros a biblioteca conta com uma grande coleção de pinturas.

A arquitetura de estilo neomanuelino surpreendente em seu interior, as gigantes prateleiras são iluminadas pela claraboia em metal e vitrais em mosaico coloridos. A fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa construída com pedras trazidas de Portugal.

[:pt]Gabinete real[:]

Biblioteca do Trinity College (Dublin – Irlanda)

A maior biblioteca da Irlanda abriga mais de 6 milhões de livros e manuscritos, entre eles um dos maiores tesouros culturais da Irlanda de valor inestimável – o Livros de Kells feito por monges/celtas por volta de 800 D.C. que é um dos principais motivos da biblioteca atrair tantos visitantes.

Mas além do seu rico acervo a biblioteca que é distribuído ao longo das dezenas de estantes em madeira, o ambiente é impressionante, a sala principal, mais conhecida como “The Long Room” possui mais de 60 metros de comprimento com o teto arqueado, dando uma sensação de acolhimento, que contrata perfeitamente com os bustos de personalidades em mármore e com a harpa mais antiga da Irlanda, que compõem a decoração do espaço.

[:pt]Biblioteca do Trinity College[:]

Klementinum (Praga – República Tcheca)

A biblioteca faz parte de um dos maiores complexos arquitetônicos da Europa e tem uma grande importância para o patrimônio cultural de Praga, ela foi construída em 1722 e abriga mais de 20 mil livros de literatura teológica. Os diversos globos astronômicos e geográficos e relógios completam o rico acervo de importância global da biblioteca.

O seu estilo barroco que se mantem intacto, mobílias de época, imagens de santos jesuítas e os afrescos pintados por Jan Hiebl, deixam o ambiente com um ar majestoso e com sensação de termos voltado no tempo.

[:pt]Klementinum[:]

Biblioteca George Peabody Library (Baltimore – Estados Unidos)

A biblioteca é conhecida na região como a “Catedral dos Livros” e pertence a Universidade de Johns Hopkins e possui um acervo com mais de 300 mil livros de estilos variados, alguns exemplares datados desde o século 19.

A estrutura do local é belíssima, a arquitetura neoclássica com decorações em mármore e uma grande claraboia sobre as admiráveis colunas com detalhes dourados que guardam as diversas prateleiras de livros, são a combinação perfeita para um momento tranquilo e lindas fotos, tanto que o espaço, além de ser uma biblioteca é usado para celebrações de festas e até casamentos.

[:pt]Biblioteca[:]

Se você gosta de destinos com pontos turísticos culturais como esses, não deixe de ler nosso post sobre Museus Pelo Brasil.