A capital do Paraná é uma das cidades mais visitadas do sul do Brasil. Conhecida pelas áreas verdes preservadas e pelo planejamento urbano, Curitiba encanta a todos. A cidade tem uma diversidade de influências vindas de imigrantes como poloneses, italianos, ucranianos e alemães que deixaram um pouco da sua história enraizada pelos bairros curitibanos, e em boa parte das atrações turísticas você consegue observar um pedacinho de cada cultura.
Em cada cantinho de Curitiba você encontra atividades para toda família, sendo a maioria delas ao ar livre para você poder aproveitar ao máximo a beleza da cidade, e nesse post separamos 08 pontos imperdíveis para você conhecer na sua próxima viagem.
Jardim Botânico (Francisca Richbieter)
Este cartão postal de Curitiba é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Inaugurado em 1991 o jardim encanta com o seu extenso tapete de flores, que colorem desde a entrada do local até a famosa estufa de vidro e metal (inspirada no Palácio de Cristal de Londres) que abriga uma diversidade de exemplares da flora brasileira..
Parque Tanguá
O parque é dividido em duas partes. Na parte de cima temos o mirante onde a vista para a cidade é privilegiada, o lindo lago artificial e os jardins franceses que completam a beleza do local. Já na parte baixa do parque você pode observar as cascatas artificiais que formam um enorme lago que podem ser apreciados do restaurante. O Parque oferece um dos pôr de sol mais bonitos de Curitiba, então vale a visita no final da tarde.
Opera do Arame
Um teatro em meio ao complexo de pedreiras de Curitiba. Sua estrutura tubular e teto de vidro oferecem uma elegância ímpar ao local. Chegando no atrativo você passa por uma passarela toda vazada onde é possível observar o lago abaixo. Um mini palco sobre a água em frente ao restaurante recebe apresentações ao vivo. O teatro tem capacidade de acomodar mais de 1.000 pessoas e é uma ótima opção de passeio.
Museu Oscar Niemeyer
Com 35 mil meros quadrados o museu é considerado o maior da américa latina. O MON ou o Museu do Olho como é mais conhecido pelos curitibanos (por causa de seu formato) está dividido em diversas galerias onde são expostas mais de 6 mil obras nacionais e internacionais, que fomentam a arte e a cultura da região.
Bosque Alemão
Uma boa opção para visitar com as crianças. Com 38 mil metros quadrados o bosque foi criado para homenagear a cultura e tradições alemã da região. Ao caminhar pelo bosque você encontra placas espalhadas que contam a história de João e Maria (que foi escrita pelos irmãos alemães Grimm). Dentro do bosque você não pode deixar de parar na biblioteca infantil Casa Encantada.
Memorial Ucraniano
No Parque Tingui um dos mais populares da região, o memorial homenageia a comunidade ucraniana em Curitiba. O ponto alto do local é a réplica da Igreja São Miguel Arcanjo que foi construída pelos imigrantes em Mallet. No interior da réplica você pode aprender mais sobre a cultura ucraniana e conhecer a história por trás dos monumentos construídos ao redor do memorial (Pêssanka e ao Holodomor).
Memorial Polonês
Dentro do Bosque do Papa João Paulo II (bosque feito em homenagem a visita do Papa que era polonês), no memorial você encontra uma mini vila com 7 casas de estilo polonês feita com troncos de pinheiros. Dentro das casas há exposições de moveis antigos, obras de artes e homenagem a figuras importantes da Polônia.
Restaurante Madalosso
Localizado no bairro Santa Felicidade, o restaurante se tornou um ponto turístico na cidade. Considerado o maior restaurante da América Latina, o local oferece uma diversidade de pratos focados na culinária italiana (pincipalmente da região de Vêneto), como polenta frita, risotos e massas que são o ponto alto do restaurante.