Localizado no Pará, Alter do Chão é considerado um dos destinos de praia mais belos do Brasil! Esta vila de pescadores é banhada pelo Rio Tapajós e Arapiuns com suas águas doces e cristalinas, areias brancas em meio à Floresta Amazônica. Um lugar inusitado!

Vale ressaltar que a paisagem muda conforme o nível da água. A temporada de seca, chamado “verão amazônico”, vai de agosto a dezembro e é o melhor período para aproveitar as praias e ilhas, e é considerado alta temporada na região. Já o “inverno amazônico” correspondem aos meses de janeiro a julho onde o volume dos rios aumentam consideravelmente, ideal para quem busca passeio de barco em meio a floresta alagada, e também é o melhor período para observação da fauna na região.

Se você gosta de destinos ainda pouco explorados e que te proporcionam um contato com a natureza, viajar com a família e amigos para Alter do Chão seguramente vai te encantar!

Separamos nesse post 5 motivos para você visitar esse paraíso do Brasil.

Praias de rio encantadoras

Quando pensamos em viajar em um destino de praia, logo associamos ao mar e água salgada, mas você vai se surpreender ao conhecer as praias formadas pelos rios Tapajós e Arapiuns de água doce, calma e cristalina que Alter do Chão tem a oferecer.

A Ilha do Amor é a praia mais famosa, fica localizada em frente à vila e é facilmente acessível em uma travessia de barco a remo.

Vale destacar que na região existem inúmeras outras praias, umas com mais infraestrutura, e outras desconhecidas e desertas proporcionando ao visitante uma experiência única.

[:pt]5 Motivos para Conhecer Alter do Chão[:]

Passeio de barco no Rio Tapajós

O passeio de barco pelo grandioso Rio Tapajós é imperdível.

Você pode optar por conhecer as praias mais distantes, mas não podem deixar de fazer uma parada na Ponta do Cururu ou na Ponta do Muretá no final do dia para contemplar uma vista privilegiada de um pôr do sol alaranjado curtindo um banho de rio no Tapajós.

A natureza local é encantadora e perfeita para incríveis fotos.

[:pt]5 Motivos para Conhecer Alter do Chão (2)[:]

Serra da Piraoca

A Serra da Piraoca é ponto mais alto de Alter do Chão, com mais de 100 metros de altura. Partindo da Ilha do Amor a subida até o pico, dura em média 1h00 de caminhada. A trilha é relativamente tranquila, em alguns pontos requer um pouco mais de esforço e recomendamos sempre o acompanhamento de guia local especializado. A vista panorâmica de toda a região, desde o Rio Tapajós até o Rio Amazonas e sua vegetação deslumbrante, valem o passeio. Você vai se surpreender!

[:pt]5 Motivos para Conhecer Alter do Chão (3)[:]

Visite a Floresta Nacional de Tapajós – Flona

Realizar caminhadas em meio a selva Amazônica é algo inesquecível. O passeio é conduzido por guias especializados que mostrará a diferença entre matas primárias, secundárias e as diversidades da nossa flora.

Para os mais aventureiros é possível realiza a trilha Piquiá de 9km de extensão, dura em média 4h00 de caminhada. Nesta trilha passamos por árvores gigantes e centenárias como piquiá, seringueiras e a famosa samaúma que tem aproximadamente 300 anos. No caminho é realizado paradas para tomar banho nas águas límpidas do igapó.

Na Floresta Nacional de Tapajós é possível visitar comunidade Ribeirinha de Jamaraquá, dentre outras. Eles costumam te receber com um almoço caseiro e delicioso. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre a cultura e modo de vida dos ribeirinhos.

[:pt]5 Motivos para Conhecer Alter do Chão (4)[:]

Gastronomia

Uma das melhores partes de viajar é conhecer a gastronomia que faz parte da cultura local, e neste quesito Alter do Chão oferece uma experiência autêntica.

Fazer um mini roteiro gastronômico e provar pratos que fazem parte do dia a dia dos moradores da região, abre horizontes para conhecer e se apaixonar ainda mais por Alter do Chão. Por estar banhada entre rios, os pratos típicos da região são servidos com peixes de água doce, como o pirarucu, namorado, tambaqui. Um dos pratos mais consumidos por turistas é o tacacá, de origem indígena leva camarão seco e caldo de mandioca, também o bolinho de piracuí. Os doces regionais também são imperdíveis.

[:pt]5 Motivos para Conhecer Alter do Chão (5)[:]

Gostou do nosso Caribe Amazônico? Então entre em contato com a nossa equipe!

A diversão em Alter do Chão é para todas as idades!