Chapada dos Guimarães

Chapada dos Guimarães

Início > Destinos > Brasil > Região Centro-Oeste > Mato Grosso > Chapada dos Guimarães

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado no estado do Mato Grosso entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. Possui uma área total de 33 mil hectares e foi criado em 1989 para a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos.

O Parque tem como principal bioma o cerrado, possui uma grande biodiversidade de flora e fauna. É um verdadeiro espetáculo a céu aberto e seu grande diferencial são os paredões de arenito avermelhado de 600 a 800 m de altitude que são encontrados somente lá. Entre seus atrativos estão: nascentes, cachoeiras e cascatas, piscinas naturais, cavernas e picos de montanhas.

Melhor época para visitar

O Parque pode ser visitado o ano todo! 

A melhor época para curtir sua viagem é entre os meses de abril a setembro quando a região está no período de seca. De outubro a março as chuvas são mais constantes. 

  • Contemplar, desde o mirante, a Cachoeira Véu de Noiva com 86m de queda enquanto assiste a revoada das araras vermelhas que habitam o local. A Véu de Noiva é o cartão postal do Parque Nacional.
  • Contemplar o pôr do sol no Mirante da Trilha do Sol e/ou no Mirante Alto do Céu.
  • Conhecer a belíssima Caverna Aroe Jari que significa “morada das almas”, é uma das maiores grutas de arenito do país com 1 km de extensão em galerias. Por questões de segurança não é permitido atravessar.
  • Contemplar a Caverna da Lagoa Azul. A lagoa tem uma água límpida devido a formação de arenito dentro da gruta o que proporciona um visual incrível principalmente no momento em que a luz do sol reflete sobre a água. É proibido mergulhar no local.
  • Admirar a famosa Cidade de Pedra que consiste em paredões com formações rochosas e picos esculpidos pelo vento que lembram as ruínas de uma cidade antiga habitadas por pássaros (vista de cima).A
  • Admirar a vista panorâmica dos paredões da Chapada na Crista do Galo (vista de baixo).
  • Nadar nas piscinas naturais escondidas no meio da mata, como o Poço das Antas e o Poço Verde com suas águas transparentes e cardumes de lambaris e outros peixes da região.
  • Banhar-se na Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha.
  • Fazer um trekking até o morro de São Jerônimo, passando por cachoeiras e piscinas naturais, nível médio/alto com trecho de escalaminhada até alcançar o topo.
  • Conhecer o Mirante Morro dos Ventos que possui uma ótima vista para os cânions e para a reserva natural.

* Importante estar sempre acompanhado de guia local especializado e credenciado.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Cuiabá, capital do Mato Grosso, que fica a cerca de 60 km da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Ele é referência para cidades mais distantes e recebe voos de todas as companhias aéreas do país.

A entrada principal do Parque está localizada a 11 km do município de Chapada dos Guimarães.  

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Os visitantes podem se hospedar nas cidades de Cuiabá e Chapada dos Guimarães. 

Na capital, encontramos a maior variedade de hotéis e pousadas, porém tem o deslocamento de em torno de 60 km a cada dia de passeio. Já o município Chapada dos Guimarães está localizado a 11km da entrada do Parque e das atrações, lá as hospedagens são simples, porém charmosas.

O Parque pode ser visitado o ano todo! 

A melhor época para curtir sua viagem é entre os meses de abril a setembro quando a região está no período de seca. De outubro a março as chuvas são mais constantes. 

Para aproveitar as atrações da Chapada dos Guimarães recomendamos ficar no mínimo 3 dias.

  • O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 46 sítios arqueológicos, onde foram encontrados fósseis de dinossauros do período jurássico entre outros animais pré-históricos.
  • Existem cerca de 59 nascentes e 487 cachoeiras.
  • Seus paredões têm 148 km de extensão, sendo considerados um dos maiores do mundo.
  • É considerada uma farmácia a céu aberto pois possui centenas de ervas medicinais, infelizmente muitas estão ameaçadas de extinção.
  • Acredita-se que a Chapada dos Guimarães ao longo dos milhões de anos já foi uma região com um mar interno sem conexão com os oceanos devido aos fósseis de conchas que ainda se encontram por lá, e que depois se transformou em grande deserto.
  • O município de Chapada dos Guimarães, porta de entrada para o Parque Nacional de mesmo nome, já foi considerado o maior município do mundo com 269 mil km², hoje são apenas 6.200 km².
  • Na Chapada dos Guimarães encontra-se o Mirante Geodésico (simbólico), o que quer dizer que a Chapada está localizada na mesma distância entre o Atlântico e o Pacífico, no coração da América do Sul. Porém o ponto oficial está localizado em Cuiabá.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Chapada dos Guimarães - Cidade de Pedra
Cidade de Pedra
Chapada dos Guimarães - Lagoa Azul
Lagoa Azul
Chapada dos Guimarães - Cachoeira Véu de Noiva
Cachoeira Véu de Noiva

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!