O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, mais conhecido como PETAR, foi criado em 1958, fica localizado no sul do Estado de São Paulo e abrange cerca de 35 mil hectares de Mata Atlântica preservada. É dividido em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso e Casa de Pedra, no município de Iporanga, e Caboclos, no município de Apiaí.

Dentro do parque encontramos mais de 350 cavernas, cachoeiras, trilhas, sítios arqueológicos, paleontológicos, comunidades tradicionais e quilombolas. 

Embora possua uma grande variedade de atrativos, as cavernas são as mais procuradas e apenas algumas estão abertas à visitação com acompanhamento de guia local credenciado. 

Por contar de sua rica paisagem, o PETAR é um local muito procurado para a prática de esportes de aventura, como rapel e escaladas (dentro e fora de cavernas), cascading (rapel nas cachoeiras), canionismo, trekking, rafting, boia-cross, bike, corrida de aventura e espeleo.

Melhor época para visitar

O PETAR pode ser visitado durante todo ano, mas entre os meses de abril a novembro consideramos o melhor período devido a estabilidade do clima.

Já entre os meses de dezembro a março ocorre maior incidência de chuvas dificultando a realização de algumas trilhas e também algumas cavernas podem estar interditadas devido ao grande volume de água.

  • Visitar a caverna de Santana, que é a maior caverna do estado de São Paulo. Com cerca de 10 km de extensão, a caverna conta com rochas de mais de 2 milhões de anos de idade.
  • Visitar um sítio arqueológico na Caverna do Morro Preto, que serviu de abrigo para os povos primitivos.
  • Contemplar o pôr do sol e as aves do Mirante Santana ou no Morro da Coruja.
  • Apreciar cachoeiras dentro de uma caverna. Uma experiência inusitada que encontramos na Caverna Água Suja.
  • Praticar o rafting no Rio Turvo.
  • Praticar o Cascading nas cachoeiras do Funil e a do Sem Fim.
  • Realizar o trekking no parque é quase que obrigatório, já que as trilhas são os principais meios de circulação entre as atrações.
  • Aventurar-se no bóia-cross pelo Rio Bethary, o percurso é de 2 km e possui trechos que trazem bastante emoção. 

* Todas as atividades de aventura do nosso parceiro no PETAR contam com um briefing preparatório para segurança e equipamentos apropriados. 

* Importante estar sempre acompanhado de guia local especializado e credenciado.

O PETAR está localizado no extremo sul do estado de São Paulo, quase que na divisa do estado do Paraná. 

Para as cidades mais distantes as referências são os aeroportos de São Paulo e Curitiba que recebem voos das principais companhias aéreas. 

São Paulo são 375 km, aproximadamente 5h00 de traslado. E, desde o aeroporto de Curitiba são 200 km, aproximadamente 3h30 de traslado.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

O PETAR fica localizado entre as cidades de Apiaí e Iporanga. Próximo a Iporanga é onde estão as atrações mais visitadas, que ficam no Núcleo Santana e no Núcleo Ouro Grosso.

Próximo ao acesso destes dois núcleos é possível encontrar algumas opções de acomodação, mas se você preferir ficar mais próximo ao centro da cidade, também existem alternativas. Vale lembrar que, nesse caso, você terá um trajeto de aproximadamente 40 minutos em estradas de terra até a entrada dessas atrações.

Se sua preferência for visitar o Núcleo Caboclos, recomendamos que você se hospede em Apiaí, por ficar mais próximo.

O PETAR pode ser visitado durante todo ano, mas entre os meses de abril a novembro consideramos o melhor período devido a estabilidade do clima.

Já entre os meses de dezembro a março ocorre maior incidência de chuvas dificultando a realização de algumas trilhas e também algumas cavernas podem estar interditadas devido ao grande volume de água.

Além disso, vale dizer que o clima da região é o temperado úmido, devido à mata. E sua temperatura anual fica em torno de 21ºC.

Para aproveitar as atrações do PETAR recomendamos ficar no mínimo 3 dias.

  • Iporanga é conhecida como capital mundial das Cavernas.
  • O PETAR possui um alto grau de endemismo, que significa que algumas espécies de animais ou plantas só existem lá.
  • O parque foi considerado patrimônio da humanidade pela UNESCO.
  • Embora o parque conte com mais de 350 cavernas, apenas 12 estão abertas para visitação.
  • Existe uma comunidade Quilombola que vive no interior do PETAR, a Comunidade de Bombas.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Caverna Santana
Petar Cachoeira Andorinhas
Cachoeira Andorinhas
Petar - Caverna Alambari de Baixo
Caverna Alambari de Baixo

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!