Seja dentro do Brasil ou em outros países, as viagens de ecoturismo têm sido cada vez mais uma opção procurada por todos. Atualmente o contato e a conexão com a natureza têm se tornado algo essencial, principalmente para quem mora em cidade grande. Além disto é importante ressaltar que este tipo de turismo não está relacionado a dormir em barracas sem estrutura. Hoje em dia temos diversos destinos estruturados como hotéis e glamping (acampamento com glamour) que garantem uma experiência incrível garantindo todo conforto e segurança.

Atividades turísticas ao ar livre para prática de trekking, rafting, escaladas ou mesmo para contemplação de paisagens, pássaros e outros animais agregam-se positivamente na vida dos viajantes. Mas para aproveitar tudo isso de forma segura e tranquila é muito importante saber como se preparar e o que levar para essas atividades.

Quando falamos em Ecoturismo, já podemos levar em consideração que a maior parte do tempo estaremos expostos ao clima local, por isso é muito importante usar roupas leves (levando sempre um agasalho na mochila), e o uso de chapéu/boné e protetor solar são indispensáveis, pois o sol em algumas regiões pode ser bem forte.

Dica Importante: A sua mochila deve ser bem confortável para não machucar as suas costas e pesar nos ombros. Levem apenas o essencial!

[:pt]Trilha[:]

Para as atividades em meio a natureza como trekking, por exemplo, é imprescindível o uso de calçados adequados para sua segurança e conforto durante o percurso. Solos com diferentes níveis, superfícies e texturas são encontrados nas trilhas, então lembre-se de que seus pés serão o seu “meio de transporte” na maior parte do tempo, então o mantenha protegido.

Dica importante: Não é aconselhado uso de tênis/botas para trilhas que estejam novos. Eles devem ser lasseados antes da caminhadas para evitar que machuquem os pés.

[:pt]Ecoturismo[:]

Se manter hidratado é muito importante, especialmente quando você está praticando alguma atividade ao ar livre. Garrafa de água é um item que não pode ser esquecido, pois a água além de hidratar ajuda na disposição, fazendo com que você aproveite ainda mais cada minuto do seu passeio.

Dica Importante: Leve água suficiente para todo o percurso.

Lanches leves, como frutas também são itens para levar com você. As atividades na natureza requerem um certo esforço do nosso corpo, e mante-lo “abastecido” ajuda a ter mais energia. Vale lembrar que se a atividade envolver cachoeiras, lagos/rios ou qualquer prática aquática opte por comer o lanche após essas atividades, para evitar má digestão.

[:pt]Trilha[:]

Fique atento:

– É muito importante seguir todas as orientações do seu guia, pois ele tem um conhecimento mais apurado e completo do local. Nunca faça uma trilha sozinho!

– Respeite as sinalizações: as placas sempre indicam o que pode e o que não pode ser feito, elas foram instaladas por especialistas para te manter em segurança.

– Não ultrapasse seus limites: quando se sentir cansado ou com algum mal estar, sempre avise o seu guia, ele está preparado e sabe como agir nessas situações. Continuar fazendo uma atividade sem estar se sentido 100% não é a melhor opção.

– Respeite a Natureza: plantas e animais vivem no lugar em que você está visitando então mantenha limpo e nunca mexa com os animais.

Viagens de ecoturismo são incríveis para todas as idades, e para que a experiência seja fantástica é muito importante levar os itens adequados e contratar profissionais qualificados.

Se você está planejando fazer a sua viagem de ecoturismo, entre em contato com a nossa equipe, que nós vamos auxilia-lo no planejamento do roteiro ideal para sua família!

Quer mais dicas de ecoturismo? Acesso o site da nossa parceira ONG Férias Vivas, lá você vai encontrar materiais completos, com dicas e orientações para você se tornar um turista 3.0.