Uma das melhores partes de viajar para outros lugares, é a oportunidade de apreciar as peculiaridades da culinária e da cultura de cada região. A gastronomia é um tópico muito valorizado, e cada vez mais percebemos como as viagens desse segmento vêm crescendo.

Muitos destinos são tão conhecidos por sua culinária, que fica até impossível não associá-los com um prato típico.

Nesse post separamos alguns destinos que são famosos pela culinária marcante, e que valem um tour gastronômico quando você for visitá-los.

Nacionais:

Bahia – Um dos destinos nacionais mais famosos por sua gastronomia rica em frutos do mar e muito saborosa. Se você é amante de peixes a culinária da Bahia vai te encantar, mas não pense que para por aí, o estado é considerado o rei dos temperos, dos acarajés e das famosas garrafas do azeite de dendê que é muito utilizado no preparo das moquecas (um dos pratos mais apreciados na região).

Ah, e quando o assunto é doce os quindins, baba-de-moça e o pudim de tapioca não podem ficar de fora.

[:pt]moqueca[:]

Minas Gerais – A culinária de Minas é apreciada pela maioria dos turistas. Com uma diversidade de pratos típicos o estado não deixa a desejar, e com certeza pelo menos um vai te agradar. Como não falar da região e não lembrar do querido pão de queijo, a marca registrada de Minas. Os queijos mineiros são muito saborosos e ficam melhores ainda acompanhados de um bom doce de leite.

Além das iguarias feitas a partir do leite, a culinária regional agrada nos pratos salgados: feijão tropeiro, as polentas de fubá e milho verde que sempre estão acompanhadas do frango caipira. Ainda o torresmo e a pururuca são receitas que fazem parte da gastronomia de Minas.

[:pt]feijão tropeiro[:]

Rio Grande do Sul – Muito lembrado pelo churrasco de chão e chimarrão, o estado esbanja sabores com seus pratos bem completos. A carne de charque é um dos alimentos mais consumidos na região, e é base de alguns pratos famosos como o arroz carreteiro.

Na hora da sobremesa a cuca é a estrela, um pão doce com diversas opções de recheios é um dos doces de origem alemã mais preparados no Rio Grande do Sul.

[:pt]chimarrão[:]

Internacionais:

México – A gastronomia do México é tão admirada, que foi a primeira ser reconhecida como Patrimônio Internacional da Humanidade pela Unesco. Mistura de sabores e texturas são as especialidades da culinária mexicana, além da boa pimenta que está presente na maioria dos pratos. A tão querida guacamole é o “purê” mais apreciado e tradicionais da região, que acompanhados dos nachos formam a combinação perfeita. Falando em tradição o chili, as tortillas e os diferentes burritos são uma explosão de sabores tendo opções com queijo, feijão, vegetais e carnes que agradam os diversos paladares.

Para os adultos a tequila do México é uma das mais populares e vale a degustação.

[:pt]guacamole[:]

Peru – Vencedor do prêmio de melhor destino culinário do planeta em 4 anos consecutivos, tem uma culinária colorida e muito saborosa. O Ceviche iguaria feita de peixe branco cru, coentro, cebola roxa, pimenta, sal e limão é um prato bem popular e reconhecido como patrimônio cultural do País. Chincha morada é uma bebida feita de milho roxo, frutas e especiarias, é bem diferente, mas vale a experiência. Falando em milho o Peru possui mais de 30 variedades de milho, com cores e tamanhos diferentes, mas não é só ele, as batatas peruanas também são bem diversificadas, e não é à toa que muitos pratos levam esses vegetais.

Para completar, o arroz doce peruano, ou melhor o arroz zambito faz sucesso entre os turistas assim como o luspiro de limenã, sobremesas clássicas e deliciosas.

[:pt]morada[:]

Itália – O destino onde você come bem! Diferentes tipos de massas são o “carro chefe” de cada região que tem o seu jeitinho particular de preparar os pratos, mas todos são muitos saborosos. O país também é um excelente produtor de frios e queijos como os famosos gongorzola, grana padano, brà e mozzarella di búfala que são apreciados no mundo todo. As carnes fazem parte da história italiana e são base para muitos pratos típicos e a lasanha é um deles. Temos ainda que mencionar as pizzas, as melhores do mundo!

Não podemos esquecer dos gelattos que são considerados um dos melhores sorvetes do mundo e do Tiramisú a sobremesa típica italiana feita de café e mascarpone.

[:pt]pizza[:]

Viu com a comida também move o turismo? Quando o assunto é gastronomia um post é pequeno demais para compartilhar as delícias de cada destino, então venha provar pessoalmente em uma viagem gastronômica com a Upack. Entre em contato com a nossa equipe e planeje a sua viagem!