Petra é uma cidade histórica e arqueológica que foi esculpida em rochas de arenito pelo antigo povo semítico, os Nabateus, árabes nômades que ali habitaram por cerca de 2.000 anos, e que fizeram da cidade uma importante rota comercial de seda e especiarias. 

Desde sua fundação 312 a.C., Petra prosperou durante muitos anos, mas após sofrer com dois terremotos, nos anos 363 e 551, entrou em declínio ficando esquecida por cerca de 1.200 anos. Foi em 1812, que a cidade foi redescoberta pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt, e logo se tornou um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo. 

Além de ter sido tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985, a Cidade Rosa, como é carinhosamente conhecida, é o principal atrativo turístico e o cartão-postal da Jordânia

Melhor época para visitar

Petra pode ser visitada o ano todo. Porém as épocas mais agradáveis são nos meses de março a maio que correspondem a primavera, ou setembro a novembro que correspondem ao outono. 

No inverno, de dezembro a fevereiro, faz frio e os dias são mais curtos. No verão, de junho a agosto, faz muito calor e as cores da cidade não são tão vibrantes.

  • Se encantar com a grandiosidade do Siq, também conhecido como A Garganta, que abre caminho até as principais atrações de Petra. A caminhada entre este desfiladeiro com 1,2 km de distância e quase 100 metros de altura de paredes avermelhadas, estreitas e sinuosas, é simplesmente espetacular.
  • Ao final do Siq já é possível admirar o Al Khazna ou Tesouro, considerado a atração mais imperdível de Petra. O Tesouro é uma tumba de 40 metros de altura e 30 metros de largura esculpida na rocha há mais de 2.000 anos pelas mãos dos Nabateus.
  • Explorar cada pequeno detalhe na Avenida das Fachadas, onde é possível apreciar as incríveis tumbas talhadas nas montanhas.
  • Conhecer as Tumbas Reais construídas entre os séculos I e II d.C. São quatro tumbas: Urna, Corinto, Seda e Palácio, que impressionam pela profundidade da escavação na rocha.
  • Voltar no tempo com o Teatro Romano, também conhecido como Teatro Nabateu, que foi esculpido na montanha em formato de semicírculos com lugares para até 7 mil espectadores. O cuidado com o planejamento da arquitetura é de se impressionar.
  • Visitar o Grande Templo que é considerado o maior conjunto arqueológico de Petra com cerca de 700 metros quadrados. 
  • Visitar o Qasr al Bint que é o principal templo da antiga vila de Petra. Este templo sobreviveu a vários terremotos nesta região.
  • Admirar os mosaicos que se encontram em meio às ruínas da Igreja Bizantina construída no século V. 
  • Subir ao mosteiro de Ad Deir – uma caminhada que dura cerca de 45 a 60 minutos passando por mais de 700 degraus. O esforço vale a pena para conhecer esta obra da arquitetura escavada e esculpida na rocha pelos Nabateus.
  • Viver uma experiência inusitada, o “Petra by Night”, onde é possível visitar o Siq e O Tesouro durante a noite com a iluminação feita por centenas de velas. Em frente ao Tesouro acontecem apresentações dos beduínos que contam histórias de Petra e tocam músicas tradicionais.

A principal porta de entrada para voos internacionais na Jordânia é o Aeroporto Rainha Alia localizado na capital Amã.

De Amã para Petra, são aproximadamente 220 km, em torno de 3h00 horas de traslado.

Outra opção é o Aeroporto Internacional Rei Hussein, na cidade de Aqaba, que está localizado ao sul da Jordânia. Desde lá são 120 km, em torno de 2h00 de traslado até Petra.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

O melhor lugar para se hospedar é na pequena cidade vizinha de Wadi Musa, que significa Vale de Moisés.

Está localizada praticamente na entrada do Parque Arqueológico de Petra, e recomendamos ficar hospedado nesta região, o que facilita o deslocamento.

Petra pode ser visitada o ano todo. Porém as épocas mais agradáveis são nos meses de março a maio que correspondem a primavera, ou setembro a novembro que correspondem ao outono

No inverno, de dezembro a fevereiro, faz frio e os dias são mais curtos. No verão, de junho a agosto, faz muito calor e as cores da cidade não são tão vibrantes.

Para aproveitar as atrações de Petra, recomendamos ficar no mínimo 2 dias.

  • A cidade foi locação para gravação do filme Indiana Jones e a Última Cruzada. No Tesouro (Al Khazna) foi gravada a cena em que Indiana Jones encontra o Santo Graal.
  • O Monastério Al Deir é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Petra - Garganta
A Garganta
Petra - Fachadas
Avenida das Fachadas
Petra By Night
Petra By Night - Tesouro iluminado por velas

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!