Cartagena das Índias

Cartagena das Índias

Início > Destinos > Cartagena das Índias

Cartagena das Índias ou simplesmente Cartagena, está localizada na costa caribenha da Colômbia. É uma cidade muito interessante que respira história e cultura mesclando as tradições pré-colombianas, espanholas e africanas.

O centro histórico, envolvido pela muralha fortificada de 14 km de extensão construída no século XVI para proteger a cidade de ataques de piratas, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1984. Em suas ruelas encontramos casarios coloniais, igrejas, catedrais, conventos, palácios, museus, um povo alegre e hospitaleiro demonstrando sua arte através da dança e artesanato.

A “Cidade Amuralhadavibrante, colorida e cheia de charme contrasta com o lado moderno de Cartagena como o bairro sofisticado de Bocagrande – Laguito e Castillo Grande – onde se encontram os famosos hotéis, lojas de grife, restaurantes requintados, cassinos e grandes edifícios.

Melhor época para visitar

Cartagena possui o clima tropical e pode ser visitada o ano todo, mas a  época mais indicada são entre os meses de dezembro a abril, quando tem menos incidências de chuva.

Importante saber que em Cartagena, além de fazer muito calor, a sensação térmica é acentuada devido a alta umidade do ar. Na cidade amuralhada a sensação de calor é ainda maior, pois os ventos são contidos pela muralha. 

  • Andar pelas ruas “de la ciudad amurallada” que é o bairro mais antigo de Cartagena onde estão concentradas a maioria das atrações da cidade repleta de arte, cultura e restaurantes tradicionais. Dentre as atrações podemos destacar:
  • Conhecer a Torre do Relógio porta de entrada para a cidade colonial inaugurada em 1631.
  • Visitar a Plaza de la Aduana com seus prédios administrativos coloridos. Hoje encontram-se alguns bancos e casas de câmbio. No local também se realizam alguns eventos da cidade.
  • Visitar a Praça e Igreja de San Pedro Claver, o local tem este nome em homenagem ao Santo Pedro Claver que dedicou sua vida a proteger os escravos. O templo é dividido em igreja e monastério construídos no século XVII, dentro se encontra um Museu de Arte Sacra.
  • Visitar o Palácio de la Inquisición, um edifício construído em 1770 em estilo colonial e barroco onde funcionava o Tribunal da Inquisição. O Palácio possui um pátio iluminado que contrasta com a escuridão das masmorras onde ficavam detidos os prisioneiros à espera de seu julgamento. Nestas celas estão ainda expostos os instrumentos de tortura. 
  • Visitar a Plaza Bolívar que está localizada no coração da cidade amuralhada. No centro da praça super arborizada está a estátua de Simón Bolívar e ao seu redor estão o Palácio de la Inquisición, a Biblioteca Bartolomé Calvo, Palácio do Governo e a catedral de Cartagena.
  • Visitar a Catedral de Cartagena cujo verdadeiro nome é Catedral Santa Catalina de Alejandría, sua construção começou em 1577 e é considerada uma das mais antigas das Américas.
  • Passear pela Plaza de Santo Domingo e conhecer a Igreja de Santo Domingo. A praça é uma das mais animadas do centro histórico repleta de restaurantes e bares alocados nos antigos casarões. No centro da praça há uma estátua de Botero “La Gorda Gertrudis”.
  • Visitar o mercado de artesanato Las Bóvedas, localizado entre os Fortes de Santa Clara e Santa Catalina. Esta edificação militar localizada em San Diego, foi construída em 1798 para ser o depósito de munição, alojando as tropas reais da Espanha para defender a muralha. Durante a guerra da independência foi usada uma prisão.
  • Visitar o Castelo de San Felipe de Barajas, que foi um importante forte de Cartagena fundado pelos espanhóis no século XVII para proteger a cidade de ataques dos inimigos. O castelo fica fora da cidade murada em posição estratégica e desde lá se tem um linda vista panorâmica da cidade.
  • Conhecer o verdadeiro mar do caribe nas Ilhas do Rosário composto por 27 ilhas dentro de um parque nacional. Aqui as praias de areia branca e águas cristalinas te convidam para praticar snorkel, mergulho de cilindro, passeio de canoa pelo mangue ou simplesmente relaxar.
  • Contemplar o espetáculo do pôr do sol no Mar do Caribe em um dos bares e restaurante do Baluarte de Santo Domingo, localizado sobre a antiga muralha da cidade.

Não há voos diretos do Brasil e para chegar em Cartagena sendo necessário fazer escala em Bogatá, Lima ou Panamá.  A duração média com o tempo de escala é de cerca de 10h00 de viagem. O Aeroporto Internacional Rafael Núñez, em Cartagena está há apenas 6 km do centro histórico.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Para quem quer ter uma experiência única, aconselhamos hospedar-se dentro da Cidade Amuralhada. É importante entender que o centro histórico está dividido em quatro pequenos bairros: San Diego, Centro, La Matuna e Getsemani. San Diego e o Centro são as regiões mais privilegiadas não só por estarem mais próximas das principais atrações, mas também por serem bairros preservados e seguros. Alguns casarões em estilo colonial foram transformados em pousadas e hotéis boutiques charmosos e intimistas.

Outro local bastante procurado é o bairro de Bocagrande, que é uma região à beira mar considerada a mais moderna de Cartagena. Aqui encontramos uma variedade de hotéis em sua maioria de rede e de grande porte. Por estar localizado fora da Cidade Amuralhada, as tarifas costumam ser mais atrativas. 

Cartagena possui o clima tropical e pode ser visitada o ano todo, mas a  época mais indicada são entre os meses de dezembro a abril, quando tem menos incidências de chuva. 

Importante saber que em Cartagena faz bastante calor e que a temperatura média anual é de 27°C, porém devido a umidade a sensação térmica é mais alta. Na cidade amuralhada a sensação de calor é ainda maior, pois os ventos são contidos pela muralha. Por isso é recomendável fazer os passeios no início da manhã e no final da tarde.

Para aproveitar as atrações de Cartagena recomendamos ficar no mínimo 4 dias.

  • Cartagena de las Indias recebeu este nome devido a semelhança com a baía de Catargo localizada no Mediterrâneo. Índias, no caso, foi porque naquela época os espanhóis acreditavam que estavam chegando no Oriente.
  • O Castelo de San Felipe de Barajas, é considerado a maior construção militar espanhola na América.
  • Para construção da muralha usada como proteção contra os piratas e inimigos da época, os espanhóis usaram coral extraídos das baias.
  • Alguns casarões de Cartagena tem uma telha pontiaguda no canto do telhado, e diz a lenda que durante o período da inquisição os moradores colocavam a telha nesta posição com o objetivo de afastar as bruxas que sobrevoassem pela cidade.
  • No centro histórico os casarões que possuem a sacada de madeira são da época colonial, já os casarões que tem sacada de cimento são da época republicana.
  • Diz a lenda que dentro da Igreja Santo Domingo está enterrado um pirata que pediu aos sacerdotes da época que salvassem sua alma por troca de alguns diamantes.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Torre do Relógio
Torre do Relógio
Ruas históricas e coloridas de Cartagena
Ruas históricas e coloridas de Cartagena
Vista da Igreja de San Pedro Claver com Bocagrande o fundo

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!