Aparados da Serra

Aparados da Serra

O Parque Nacional de Aparados da Serra, inaugurado em 1959, é uma unidade de conservação que abrange uma área de aproximadamente 13 mil hectares. Está localizado entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fazendo fronteira com o Parque Nacional da Serra Geral, e juntos acolhem uma área de aproximadamente 30 mil hectares. 

O relevo da região é reconhecido pelos desfiladeiros com paredões de até 700m de altura que começaram a se formar há cerca de 130 milhões de anos e são consequência de derramamentos de lavas basálticas. É um local conhecido por abrigar os maiores cânions do país.

A vegetação é formada por Mata Atlântica e Floresta de Araucária, campos e penhascos onde vivem diversas espécies de animais raros e endêmicos, alguns ameaçados de extinção como o lobo guará, veado campeiro, águia cinzenta, gavião pato, dentre outros.

Aqui o turista poderá desfrutar de lindas paisagens formadas por cânions, vales, trilhas, rios e cachoeiras.

Melhor época para visitar

O Parque Nacional de Aparados da Serra pode ser visitado em qualquer época do ano.

Por estar localizado no sul do país, o clima é definido por estações bem distintas. Durante o inverno, principalmente nos meses de junho a agosto faz bastante frio na região. Já de novembro a fevereiro, quando o clima está mais quente a visitação fica mais agradável, porém nesta época existe a probabilidade de chuvas e nebulosidade. 

  • Caminhar pelo Cânion Itaimbezinho, o mais vertical do país com paredões rochosos que chegam até 700 m de altura, dono de uma paisagem de tirar o fôlego.
  • Fazer a trilha do Rio do Boi, que está localizada na fenda do Cânion Itaimbezinho. São aproximadamente 14 km (ida e volta) considerada com grau de dificuldade alto passando por caminhos sinuosos. Quase a metade do percurso é realizado no leito do rio de mesmo nome, sendo necessário realizar travessias. Essencial ser acompanhado por um guia experiente e credenciado.
  • Visitar a Cachoeira de Venâncio que possui 4 quedas d'água e contém vários pontos para os turistas tirarem belíssimas fotos. 
  • Conhecer o Poço do Cânion Malacara composto por piscinas naturais ótimas para banho. Apesar de ser um trajeto fácil, também é essencial o acompanhamento de guia local credenciado.
  • Caminhar pela Trilha do Vértice, considerado de nível fácil com duração de apenas 45 min. que proporciona uma visão panorâmica da Cascata das Andorinhas com uma queda d’água de cerca de 700m de altura.
  • Realizar o trekking na Trilha do Cotovelo passando pela Cachoeira do Véu da Noiva finalizando com uma visão panorâmica do Cânion Itaimbezinho.
  • Realizar um voo de balão na cidade próxima, Praia Grande (SC) com vista panorâmica para as paisagens incríveis do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral.
  • Provar uma gastronomia autêntica do Rio Grande do Sul como: batata-doce caramelizada, paçoca de pinhão, pinhão assado na chapa do fogão a lenha, churrasco campeiro no fogo de chão com vista para a natureza.

A porta de entrada para conhecer o Parque Nacional de Aparados da Serra é a cidade de Cambará do Sul, que está a cerca de 200km da capital gaúcha, Porto Alegre.

Para as cidades mais distantes a referência é o aeroporto de Porto Alegre que recebe voos das principais companhias aéreas.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Recomendamos o Hotel Parador. 

Inspirado nos lodges africanos e no estilo glambing (acampamento com glamour), hospedar-se neste hotel é uma experiência única! As categorias são: bangalôs, suítes, chalés e o famoso Casulo construído com madeira de reflorestamento que possui um design totalmente diferenciado, deck com hidromassagem, lareira e uma vista linda para o campo integrando-se com a natureza.

O restaurante Alma que pertence ao hotel oferece uma culinária regional requintada, valorizando as tradições gaúchas e produtos locais em um ambiente rústico, aconchegante e intimista.

O Parque Nacional de Aparados da Serra pode ser visitado em qualquer época do ano.

Por estar localizado no sul do país, o clima é definido por estações bem distintas. Durante o inverno, principalmente nos meses de junho a agosto faz bastante frio na região. Já de novembro a fevereiro, quando o clima está mais quente a visitação fica mais agradável, porém nesta época existe a probabilidade de chuvas e nebulosidade. 

Para aproveitar as atrações do Parque Nacional de Aparados da Serra recomendamos ficar no mínimo 4 dias.

  • Aparados da Serra é o maior conjunto de cânions da América do Sul com cerca de 200km. 
  • Em Aparados existem 36 grandes cânions, 25 desses possuem nomes e 12 chamam atenção pela sua extensão.
  • O Aparados da Serra possui a maior parte de Mata Atlântica preservada do Brasil.
  • O nome Aparados da Serra foi dado pelos tropeiros que devido à formação geológica desses paredões eles diziam parecer que foram aparados a faca.
  • Aparados da Serra tem a maior vertente de águas cristalinas e registra as menores temperaturas do país.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Rio do Boi - Aparados da Serra
Rio do Boi
Cânion Itaimbezinho - Aparados da Serra
Cânion Itaimbezinho
Aparados da Serra - Araucária
Araucárias

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!