Com seus casarões históricos coloridos, igrejas do século XVIII e XIX, calçadas de pedras irregulares chamadas de “pé de moleque”, Paraty foi um importante cenário nos ciclos do ouro e cana de açúcar durante o Brasil colônia.
Cercada pelo verde da Mata Atlântica e pelo mar que algumas vezes invade as ruelas entorno do cais quando a maré está cheia, Paraty é uma cidade pitoresca que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A preservação de sua cultura, história e natureza fizeram de Paraty um lugar cheio de encantamento.
Melhor época para visitar
Paraty pode ser visitada o ano inteiro. De dezembro a março é considerada alta temporada e os valores são mais altos.
No resto do ano a temperatura é mais amena e a cidade fica mais calma, exceto quando a cidade está com eventos.
- Fazer passeio de escuna nas praias e ilhas dentro da Baía de Paraty com paradas para prática de snorkel.
- Caminhar a pé pelo centro histórico acompanhado de um guia local credenciado que possa contar os detalhes da história e curiosidades da cidade.
- Fazer passeio em 4x4 visitando as mais belas cachoeiras e praias do Parque Nacional da Serra da Bocaina.
- Conhecer a cultura das comunidades tradicionais da região abrangendo as vilas caiçaras, quilombolas, e aldeias indígenas.
- Visitar os alambiques e degustar as mais famosas cachaças premiadas e reconhecidas internacionalmente.
- Experimentar novos sabores da rica gastronomia paratiense em um dos restaurantes do centro histórico acompanhado com uma deliciosa cachaça artesanal.
- Contemplar o nascer do sol na Pedra Macela (1840 m) com uma vista incrível da Baía de Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande. O acesso é feito por uma trilha íngreme de 2.5km.
- Conhecer a vila caiçara de Trindade e seus encantos.
- Conhecer o único Fiorde no Brasil, o Saco do Mamanguá.
Paraty está localizada a 250 km da capital do Rio de Janeiro, aproximadamente 4h00 de traslado. E a 270km da capital de São Paulo, aproximadamente 4h15 de traslado.
Para as cidades mais distantes a referência são os aeroportos do Rio de Janeiro e São Paulo que recebem voos das principais companhias áreas.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
O que não falta em Paraty são pousadas que oferecem conforto e muito charme. O centro histórico é o local mais disputado. Aqui o que não falta são casarões rústicos e bem preservados que surpreendem seus hóspedes em cada detalhe.
Paraty pode ser visitada o ano inteiro.
De dezembro a março as temperaturas são mais elevadas, porém há maiores incidências de chuva na região. Este período é considerado alta temporada e os valores são mais altos.
De março a junho as temperaturas são mais amenas e este é um período considerado de baixa temporada o que deixa os preços mais atrativos. No período da Páscoa é comemorado a Festa do Divino e no mês de março o festival de jazz Bourbon Festival Paraty.
De junho a setembro as temperaturas são mais baixas e o clima mais seco. O céu está sempre azul. Neste período acontece o festival mais famoso da cidade, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores.
De setembro a dezembro o clima começa a esquentar, mas ainda não há chuvas. Em setembro acontece o Festival Internacional de Fotografia (Paraty em Foco) e em novembro o Festival Gastronômico de Paraty.
Para aproveitar as atrações da Paraty, recomendamos ficar no mínimo 4 dias.
- As ruas de Paraty são propositalmente assimétricas para evitar ataques de piratas na época do ciclo do ouro.
- As ruas do centro histórico foram projetadas em formato de canal para escoar as águas do mar que invadem a cidade quando a maré está cheia.
- Os sobrados coloniais que possuíam eira e beira (características arquitetônicas do Brasil colônia) demonstram que as famílias eram abastadas e tinham posses, já as casas “sem eira nem beira” pertenciam às famílias que não tinham recursos.
- Na fachada dos antigos casarões podemos encontrar símbolos da maçonaria que tem grande influência na cidade.
- O registro mais antigo sobre a origem da tradicional caipirinha foi na cidade de Paraty em 1856 durante um surto de cólera. Trecho do Registro de ofício: “…por isso, tenho provido que a necessidade obrigou a dar essa ração de aguardente temperada com água, açúcar e limão, a fim de proibir que bebessem água simples.”
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!