Consideradas joias arquitetônicas de Minas Gerais, Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes são umas das principais cidades que ajudam a contar a história do Brasil.
Estas cidades históricas pertencem à Estrada Real que é a maior rota turística de nosso país passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Esta rota se tornou um importante polo turístico, e hoje é um dos melhores roteiros para quem curte “road trip”. Além do turismo histórico, o destino é reconhecido por suas lindas paisagens, cultura, arte e gastronomia.
Melhor época para visitar
As cidades históricas de Minas Gerais podem ser visitadas durante todo ano. Os finais de semanas e feriados são sempre muito disputados. Recomendamos ficar no mínimo 4 dias em Ouro Preto e 4 dias em Tiradentes.
Mariana
Fundada em 1696, Mariana foi o primeiro arraial e vila de Minas Gerais. Por ser a pioneira, foi escolhida para ser também a primeira capital do estado. Mariana conserva o estilo de vida pacato e caminhar por suas ruelas nos traz a sensação de voltar no tempo de um Brasil colônia. A cidade possui um dos mais belos conjuntos arquitetônicos do nosso país com casarões coloniais, pequenos museus que guardam muita história e igrejas do estilo barroco.
Ouro Preto
Já no caminho para Ouro Preto, apreciamos uma linda paisagem das montanhas da Serra do Espinhaço. Fundada em 1711, Ouro Preto é uma das cidades históricas mais emblemáticas de Minas Gerais. Reconhecida pelo seu grande acervo histórico e arquitetônico, a cidade é repleta de morros e ladeiras de pedra que sempre nos levam a uma linda atração. Mas Ouro Preto vai além de sua riqueza histórica, aqui a cultura, atividades artísticas e gastronômicas são bem marcantes. A cidade que tem uma vida noturna bem agitada nos convida para provar os sabores de Minas acompanhado de uma boa cachaça!
Tiradentes
Cercada pelas montanhas da Serra de São José, Tiradentes é um destino com paisagens incríveis. As casas coloridas de estilo colonial e as igrejas decoradas com ouro de estilo barroco ajudam a compor este cenário. Não é à toa que está pequena e bucólica cidade histórica foi tombada e tornou-se patrimônio histórico brasileiro pelo IPHAN em 1838. A melhor forma de curtir Tiradentes é caminhar pelas ruelas sem compromisso e sem horário, deparando-se com lindos monumentos e conectando-se com o povo mineiro, sua cultura e sua gastronomia.
São João Del Rei
São João Del Rei foi fundada por bandeirantes paulistas. A cidade divide com sua vizinha Tiradentes uma mesma história. Porém ao contrário de Tiradentes, São João del Rei tornou-se uma cidade mais movimentada e populosa, e por não ter “parado no tempo” a cidade destaca-se por uma variedade de estilos que vai do barroco ao contemporâneo.
- Conhecer a Praça Minas Gerais, da cidade de Mariana onde estão as duas principais igrejas da cidade. São Francisco de Assis projetada por Aleijadinho e a Igreja do Carmo, ambas construídas no século XVIII de arquitetura barroca e rococó.
- Passear pela Rua Direita em Mariana apreciando os antigos casarões coloniais. Aqui você terá a oportunidade de observar artistas fazendo seus artesanatos nas janelas de suas casas.
- Visitar a Mina de Ouro da Passagem. A descida para as galerias subterrâneas é feita de trolley. No seu interior passamos por enormes galerias e por um lago de águas cristalinas.
- Conhecer a emblemática Praça Tiradentes em Ouro Preto. Hoje o local abriga o Museu da Inconfidência dedicado à preservação desta parte da história de nosso país.
- Conhecer algumas das igrejas de Ouro Preto. Dentre elas a Nossa Senhora do Pilar com seu estilo barroco e rococó, famosa por ser uma das igrejas mais ricas em ouro do Brasil.
- Passear pelas ruas de pedra de Tiradentes contemplando a região sem pressa como um bom mineiro.
- Visitar o povoado de Bichinho, próximo a Tiradentes, e conhecer os diversos ateliês e lojas especializadas em móveis de madeira de demolição, artesanatos em ferro e madeira, bordados e pinturas.
- Viajar na famosa Maria Fumaça que liga a cidade de São João del Rei a Tiradentes. O trajeto dura cerca de 1h00. São 12 km percorridos na Estrada de Ferro Oeste de Minas que foi inaugurada por Dom Pedro II em 1881.
- Desfrutar da gastronomia mineira curtindo uma comida caseira no fogão a lenha, saborear os famosos doces e degustar de um delicioso café cultivado ali mesmo nas montanhas.
Para as cidades mais distantes a referência são os aeroportos de Belo Horizonte (Pampulha e Confins) que recebem voos das principais companhias aéreas.
Desde Belo Horizonte iniciamos esta rota pela cidade de Mariana ou Ouro Preto que estão a cerca de 150 km, 2h30 de traslado.
De Mariana a Ouro Preto o percurso é de 14,5 km e dura entorno de 20 min.
De Ouro Preto a Tiradentes o percurso é de 160 km e dura entorno de 2h45.
De Tiradentes para São João del Rei o percurso é de 15,5 km e dura entorno de 25 min.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Nas cidades históricas de Minas Gerais recomendamos se hospedar em Ouro Preto e Tiradentes. A partir de Ouro Preto conhecemos a cidade de Mariana e a partir de Tiradentes conhecemos a cidade de São João del Rei.
As cidades históricas de Minas Gerais podem ser visitadas durante todo ano. Os finais de semanas e feriados são sempre muito disputados.
Os meses mais quentes vão de outubro a março e têm maiores incidências de chuva. Os meses mais frios vão de junho a agosto e durante a noite a temperatura cai bastante pedindo o uso de um bom casaco
Já os meses de abril e setembro são mais secos e com temperaturas amenas, considerados os melhores meses para conhecer a região.
Para aproveitar as atrações das cidades históricas, recomendamos ficar no mínimo 4 dias em Ouro Preto visitando Mariana e 4 dias em Tiradentes visitando São João del Rei.
- Em Mariana encontra-se uma das maiores minas de ouro aberta para visitação no mundo conhecida como “Mina da Passagem”.
- Ouro Preto é uma das primeiras cidades tombadas pelo Iphan, em 1938. E foi a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, em 1980.
- Dentro da Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, há um órgão de 1788, considerado um dos quinze mais importantes do mundo.
- As cidades históricas de Minas têm uma grande variedade de igrejas porque na época do Brasil colônia cada classe social frequentava “a sua igreja”.
- A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!