Jalapão

Jalapão

O Parque Estadual do Jalapão está localizado na região leste do Tocantins e engloba os municípios de Mateiros, São Félix de Tocantins, Ponte Alta de Tocantins e Novo Acordo. Com uma área total de 34.000 km² o Parque foi criado em 2001 para a proteção de um dos lugares mais inusitados do nosso país formado por cerrado, campo limpo com veredas e chapadões.

O que não faltam são atrações naturais deslumbrantes, rios com águas cristalinas, cachoeiras, piscinas naturais, fervedouros, dunas douradas de até 40 m de altura.

Melhor época para visitar

O Jalapão pode ser visitado o ano todo, mas há duas estações bem definidas. De outubro a abril as chuvas são mais frequentes e de maio a setembro é o período de seca, que é considerada a melhor época para conhecer os atrativos.

  • Assistir ao pôr do sol nas dunas que é o cartão postal do Jalapão. A subida é fácil e o espetáculo é garantido!
  • Contemplar o nascer do sol no topo da Serra do Espírito Santo. Caminhada de cerca de 8km nível médio/alto, mas o esforço vale muito a pena!
  • Vivenciar a incrível experiência de flutuar em um dos lindos fervedouros com águas cristalinas nos tons azuis e verdes. São mais de 100 na região, mas poucos são abertos à visitação, dentre eles: Fervedouro Ceiça, Bela Vista, Buritizinho, Buritis, Rio Sono, Encontro das Águas, Alecrim, Macaubas, dentre outros.
  • Praticar o rafting na Cachoeira da Velha, considerado um dos melhores do mundo.  No final da atividade relaxar na Prainha do Rio Novo.
  • Tomar um banho na Cachoeira do Formiga com sua piscina natural verde-esmeralda, considerada uma das mais lindas do Jalapão.
  • Conhecer as cachoeiras da região: Cachoeira Lajeado, Cachoeiras do Soninho, Cachoeira da Fumaça, Cachoeira da Araras, Cachoeira do Roncador e Escorrega Macaco.
  • Conhecer a Pedra Furada do Jalapão, lembrando que o pôr do sol de lá também é incrível.
  • Visitar a comunidade Mumbuca e conhecer seus costumes e tradições, como a confecção do artesanato em capim dourado conhecida como a “planta de ouro” graças à sua bela cor dourada. 

Para chegar no Parque Nacional do Jalapão a referência é o aeroporto de Palmas, no Tocantins. 

A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra e areia, por isso viaje em um 4×4. Para quem vai até Mateiros, a viagem continua pela TO-255. 

Para viajar ao Jalapão é altamente recomendável um veículo 4×4 e um motorista experiente em estradas de areia.

No Jalapão, recomendamos se hospedar nas cidades de São Félix, Mateiros e Ponte Alta que estão mais próximas as atrações do parque.

Vale lembrar, que lá as hospedagens são bem simples, sendo elas pousadas e campings

O Jalapão pode ser visitado o ano todo, mas é importante saber que na região há duas estações bem definidas. 

O clima da região é tropical e isso significa que chove mais no verão do que no inverno. 

As chuvas são mais frequentes nos meses de outubro a abril, mas são raros os dias de chuva constante. O mês mais chuvoso é janeiro. É importante se atentar a isso, já que você pode encontrar as famosas piscinas naturais azuis com a água turva por conta da chuva.

A melhor época para ir é de maio a setembro, que é o período de seca. Nos meses de setembro e outubro faz muito calor, chegando a quase 40 graus.

Para aproveitar as atrações do Jalapão recomendamos ficar no mínimo 6 dias.

  • A origem do nome “Jalapão” vem da flor Jalapa-do-Brasil, que pode ser encontrada em toda a região. As raízes desta planta têm propriedades terapêuticas, que podem ser utilizadas para fins medicinais e terapêuticos.
  • Lá há inúmeras formações rochosas que, com a ação do vento e da chuva, foram se transformando em areia. Isso explica a origem das dunas alaranjadas, o maior cartão-postal do Jalapão.
  • Os fervedouros são poços cristalinos de onde a água brota com tanta pressão que impede os banhistas de afundarem. Alguns podem ter até 75 metros de profundidade! 
  • O Jalapão é famoso por suas águas cristalinas, que só são resultado da presença de areia calcária (ou carbonato de cálcio) ao fundo. Essa substância calcifica qualquer sólido que possa existir na água e o “afunda”, permitindo que a água se mantenha sempre limpa e muito clara.
  • No entorno do Parque Estadual do Jalapão estão situadas mais duas Unidades de Conservação: Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Fervedouro Rio Sono
Fervedouro Rio Sono
Artesanato com Capim Dourado
Artesanato com Capim Dourado
Pedra Furada
Pedra Furada

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!