Situado no Pará, a 34 km da cidade de Santarém, Alter do Chão possui uma beleza singular!
Esta pequena vila banhada pelo Rio Tapajós tem praias paradisíacas de água doce, florestas protegidas, igarapés, igapós, diversidades de fauna e flora e comunidades ribeirinhas que mantém seus costumes e tradições.
As águas claras do Rio Tapajós com tom esverdeado e as extensas faixas de areia que são formadas no verão amazônico fazem com que Alter do Chão tenha quilômetros de praias, algumas com infraestrutura e outras quase que intocadas. Não é atoa que Alter foi titulado como o “Caribe Amazônico”.
Melhor época para visitar
Alter do Chão possui duas estações muito bem definidas:
De janeiro a julho é o inverno amazônico, o período de chuvas, quando a floresta fica alagada. Já de agosto a dezembro é o verão amazônico, marcado pelo período da seca, melhor momento para curtir as praias.
- Aproveitar o dia na Ilha do Amor. Esta ilha está localizada bem em frente a vila de Alter, o acesso é bem fácil. Paisagem linda com os barquinhos coloridos em seu entorno e conta com uma ótima infraestrutura. Se quiser fugir do movimento dos quiosques é só fazer uma pequena caminhada. A ilha é banhada de um lado pelo Rio Tapajós e do outro pelo Lago Verde.
- Fazer um passeio de caiaque no Lago Verde até as nascentes de águas transparentes.
- Para quem gosta de uma caminhada não deixe de subir no Morro da Piraoca. Uma trilha de cerca de 1h00 nível médio/fácil que leva ao topo mais alto da região e que permite ter uma vista 360° dos arredores de Alter do Chão.
- Contratar um barqueiro particular para curtir as praias deslumbrantes de Alter do Chão com total liberdade.
- Conhecer comunidades ribeirinhas em uma caminhada pela Floresta Nacional do Tapajós passando por árvores centenárias como as samaúmas e as seringueiras, conhecendo a rica flora amazônica. O trajeto saindo de barco desde Alter do Chão leva cerca de 1h, um passeio interessante com paradas em meio a floresta para observação da natureza e banho relaxante no igarapé.
- Apreciar o pôr do sol mais lindo da região na Ponta de Muretá. Outro local indicado é a Ponta do Cururu.
- Conhecer as praias paradisíacas e as comunidades ribeirinhas do Rio Arapiuns em um passeio de barco que dura o dia inteiro.
- Desfrutar de uma culinária tapajônica com seus sabores exóticos.
- Fazer um cruzeiro pelos rios da Amazônia paraense (Tapajós e Arapiuns), sentindo o cheiro e os sons da floresta, conhecendo a história, costumes e tradições das comunidades ribeirinhas que habitam esta região.
Para chegar em Alter do Chão a referência é o aeroporto de Santarém, no Pará, que recebe voos de Brasília, Belém e Manaus.
Portanto não há voos diretos de outras partes do país, sendo necessário escala em uma destas três cidades.
Desde Santarém o acesso para Alter é por estrada asfaltada, cerca de 30min de traslado.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Alter do Chão tem algumas opções de pousadas simples e aconchegantes. Aqui não encontramos pousadas luxuosas, porém algumas se destacam por criar ambientes charmosos mantendo a “rusticidade” da região.
Em períodos mais concorridos é importante fazer a reserva com bastante antecedência. As pousadas em geral são pequenas, com poucas quantidades de quartos e costumam lotar rapidamente.
Alter do Chão possui duas estações muito bem definidas:
O inverno amazônico é marcado pelo período das chuvas que vai de janeiro a julho. E o verão amazônico que é marcado pelo período da seca que vai de agosto a dezembro.
A quem diga que o inverno é a melhor época para visitar Alter do Chão, a paisagem fica ainda mais exuberante com a floresta alagada, ideal para passeios de barco e canoas pelos igapós. Mas o verão é o período mais procurado para o turismo por conta das famosas praias de água doce.
Para aproveitar as atrações de Alter do Chão recomendamos ficar no mínimo 5 dias.
- Alter do Chão foi eleita pelo jornal inglês, The Guardia, como um dos melhores destinos de praia do mundo.
- O nome Alter do Chão é em homenagem a um município português pertencente ao distrito de Portalegre, na região do Alentejo.
- Em setembro acontece em Alter do Chão o Festival do Çairé. Uma manifestação cultural típica do estado do Pará que mistura o folclore com ritos religiosos.
- Durante o período da cheia, a floresta fica inteira submersa. A vegetação desta região se adapta facilmente às diferentes condições.
- Em Santarém é possível observar o Encontro das Águas do Rio Amazonas com sua água barrenta e Tapajós com sua água azul-esverdeada. Eles não se misturam por mais de 5 km.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!