Com 155 mil hectares, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação constituída por dunas com até 40 m de altura e lagoas interdunares de água doce e cristalina que foi criada em junho de 1981 para preservação dos ecossistemas e realização de pesquisas.
O Parque está localizado no litoral oriental do Maranhão e é o principal destino turístico do estado. Está inserido em 3 municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O local é repleto de culturas regionais riquíssimas e um povo muito hospitaleiro!
Nenhum outro lugar no mundo se compara aos Lençóis Maranhenses!
Melhor época para visitar
Os Lençóis Maranhenses podem ser visitados o ano todo. Mas para quem quer contemplar aquela deslumbrante paisagem com milhares de lagoas entre as dunas tem que visitá-lo nos meses de junho, julho e agosto.
A partir de setembro as lagoas começam a secar e de novembro a janeiro o Parque se torna um grande deserto.
- Sobrevoar os Lençóis que permitirá ter uma maior dimensão deste cenário formado por dunas, lagoas, mangues, rios e praias. Difícil mesmo é não se emocionar com um cenário tão único!
- Descer o Rio Preguiças de lancha voadeira observando a paisagem acompanhada de mangues, restingas, matas ciliares, cerrado e dunas. Além de conhecer alguns povoados da região como: Alazão, Vassouras, Espadarte, Morro do Boi, Moitas, Vila de Mandacarú e Caburé.
- Percorrer em 4x4 as extensas dunas do parque, passando pelas principais piscinas naturais, com direito a paradas para relaxar nas águas cristalinas e apreciar a vista infinita que a areia branca proporciona.
- Assistir ao pôr do sol nas dunas com a vista para uma lagoa é uma experiência inesquecível.
- Visitar o Ninhal de Pássaros e ter a chance de assistir a revoada dos guarás no final da tarde que junto ao pôr do sol formam uma paisagem espetacular.
- Conhecer a vila de Atins com suas ruas de areia, dunas, lagoas e praias. Lá o Rio Preguiças encontra com o oceano Atlântico e é considerado um dos melhores lugares de kitesurf do mundo.
- Conhecer a Vila de Santo Amaro ainda pouco explorada pelo turismo. A estrutura é mais simples e rústica, porém abrigam as mais belas lagoas da região.
- Para os mais aventureiros realizar a travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no período da lua cheia hospedando em comunidades remotas. Uma experiência inesquecível!
As principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, localizadas a 250km da capital São Luís, sendo aproximadamente 4h00 de traslado.
Para as cidades mais distantes a referência é o aeroporto de São Luís que recebe voos das principais companhias aéreas.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Nos Lençóis Maranhenses existem três cidades/vilas principais para hospedar: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.
Barreirinhas é a cidade com mais infraestrutura e opções de hospedagem. Atins é para aquele turista mais alternativo e descolado, a vila é pequena e com poucas opções de pousadas. Santo Amaro ainda pouco explorada pelo turismo tem hospedagens mais simples, porém confortáveis.
Os Lençóis Maranhenses podem ser visitados o ano todo. Mas para quem quer contemplar aquela deslumbrante paisagem com milhares de lagoas entre as dunas tem que visitá-lo nos meses de junho, julho e agosto.
A partir de setembro as lagoas começam a secar e nos meses de novembro a janeiro quase não há mais lagoas, e o Parque se torna um grande deserto.
De janeiro a junho são considerados meses de chuva na região.
Para aproveitar as atrações dos Lençóis Maranhenses recomendamos ficar no mínimo 5 dias.
- Por que Lençóis Maranhenses? Bom, o nome tem origem graças às aparências das dunas que vistos do alto se parecem com lençóis amassados.
- A cidade de São Paulo cabe dentro dos Lençóis! Sua extensão equivale a 155 mil hectares.
- Grande parte da população é nômade devido a movimentação das areias das dunas que acabam cobrindo suas casas, sendo assim eles constroem casas de palha para que eles possam mudar-se.
- São mais de 36 mil lagoas na época de cheia.
- Os moradores locais costumam cavar poços de 2 a 3 metros na região do Parque para o consumo da água potável, pois os lençóis freáticos são extremamente superficiais.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!