Chapada das Mesas - Maranhão

Chapada das Mesas

Início > Destinos > Brasil > Região Nordeste > Maranhão > Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, localizado ao sul do estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, foi criado em 2005 para proteção de uma área de cerca de 160 mil hectares de cerrado.

O Parque é um santuário ecológico formado por trilhas, cânions, cachoeiras, piscinas naturais de águas cristalinas e azuis, árvores retorcidas, interessantes formações rochosas formando grandes esculturas naturais e pinturas rupestres. 

Apesar de ainda ser um destino pouco divulgado em nosso país, o Parque tem uma ótima infraestrutura. Quase todas as cachoeiras tem acesso por passarelas de madeiras, facilitando o acesso para crianças e idosos.

Melhor época para visitar

A Chapada das Mesas pode ser visitada o ano todo, mas por lá encontramos duas estações bem definidas. A estação seca, vai de maio a setembro, quando as cachoeiras estão com volume menor de água, porém o céu azul é garantido. E a estação chuvosa, de outubro a abril é quando o volume das águas aumenta e algumas atrações podem ficar interditadas.

  • Visitar o Encanto Azul e o Complexo do Poço Azul, localizado no Riachão. O Encanto Azul e Poço Azul são nascentes de rochas calcárias de águas com tonalidade azulada e cristalinas, ideal para a prática de flutuação. Outro atrativo de destaque nesta região é a Cachoeira de Santa Bárbara, que conta com uma queda d'água de 76 metros de altura.
  • Se encantar com a Cachoeira de São Romão, a mais volumosa da região; e a Cachoeira do Prata, com suas três quedas d 'água. As cachoeiras recebem carinhosamente o apelido de “Foz do Iguaçu do Maranhão”. O percurso é de 83 km sendo 50 km por estrada de terra e por isso é importante o acompanhamento de um guia local credenciado e veículo 4x4.
  • Visitar o Complexo Pedra Caída, são 25 cachoeiras onde 6 são acessíveis aos turistas. A principal delas é a Cachoeira Santuário com 46 m de altura. Para conhecer é preciso realizar uma caminhada dentro do Cânion Santuário com água até a cintura.
  • Contemplar o pôr do Sol no Portal da Chapada, onde se tem uma vista panorâmica dos famosos paredões de arenito do parque.
  • Fazer a “escalaminhada” até o topo do Morro do Chapéu, um dos símbolos da Chapada das Mesas. São 378 m de altura, a subida dura em torno de 40min. em grau de dificuldade médio/alto. Lá no topo da para ver o Parque, Carolina e o Rio Tocantins.
  • Fazer um passeio de barco pelo Rio Tocantins até a Pedra Encantada e admirar o pôr do sol no rio com vista para Chapada da Mesas.

A porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada das Mesas é a cidade de Carolina, localizada à margem direita do Rio Tocantins, ao sul do estado do Maranhão. A capital  São Luís está bem distante, cerca de 840 km.

O aeroporto de referência é na cidade de Imperatriz - MA que recebe voos de Brasília, São Luiz, Belém, Belo Horizonte e São Paulo. 

Portanto não há voos diretos de outras partes do país, sendo necessário escala em uma destas cidades.

Desde Imperatriz o acesso para Carolina é por 200 km de estrada asfaltada, cerca de 3h00 de traslado.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência! 

Carolina é uma cidadezinha pitoresca que possui um centro histórico com casas centenárias em estilo colonial que foram tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1992.

Ainda não há uma grande oferta de hospedagens na região e as pousadas têm uma característica regional, simples com serviço acolhedor. 

A Chapada das Mesas pode ser visitada o ano todo, mas por lá encontramos duas estações bem definidas.

A estação seca, que é considerada verão na região, e que corresponde aos meses de maio a setembro. As cachoeiras estão com volume menor de água, porém o céu azul é garantido.

E a estação chuvosa, que é considerada o inverno na região, e que corresponde aos meses de outubro a abril, quando o volume de água aumenta deixando as cachoeiras ainda mais deslumbrantes. Nesta época algumas atrações podem ser interditadas devido a alta precipitação que pode chegar a 270mm, principalmente nos meses de janeiro, fevereiro e março.

Para aproveitar as atrações da Chapada das Mesas, recomendamos ficar no mínimo 4 dias.

  • A Chapada das Mesas recebeu este nome devido aos seus imensos platôs formados pela erosão que lembram o formato de mesas de pedra.
  • A cidade de Carolina, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada das Mesas, faz divisa com a cidade de Filadelfia, TO. Estas cidades são separadas pelo Rio Tocantins. 

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Portal da Chapada das Mesas
Portal da Chapada das Mesas
Complexo do Poço Azul (crédito: Poço Azul)
Complexo do Poço Azul (crédito: Poço Azul Ecoturismo)
Complexo Pedra Caída
Complexo Pedra Caída

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!