Jericoacoara é uma vila que faz parte do município de Jijoca de Jericoacoara, localizada no estado do Ceará a 300 km de Fortaleza.
Antes, Jeri, como é carinhosamente conhecida, era uma simples vila de pescadores escondida entre dunas, lagoas, mangues, restingas e o mar. Foi descoberta para o turismo em torno de 1987 e com a grande procura deste paraíso principalmente por estrangeiros se tornou uma vila cosmopolita.
Ainda conserva o estilo rústico e pitoresco, com ruas de areia e pouca iluminação, mas tem o seu lado moderno com infraestrutura e serviços de alta qualidade, pousadas charmosas e restaurantes requintados.
O acesso até Jeri não é fácil, mas mesmo assim é muito procurada por turistas durante o ano todo. Para conservação e preservação da exuberante natureza foi declarada uma Área de Proteção Ambiental (APA) e, desde 2002, transformada em Parque Nacional.
Melhor época para visitar
Jericoacoara pode ser visitada o ano inteiro, mas a melhor época é no segundo semestre, ou seja, de julho a dezembro, porque praticamente não chove. Além disso, neste período costuma ter bons ventos para a prática de windsurfe e kitesurfe.
Se sua ideia é ir no primeiro semestre, prefira os meses de janeiro e junho, porque não costumam chover tanto. Já em março e abril são os meses de maiores incidências de chuva da região.
- Visitar a Pedra Furada, que é cartão postal de Jeri. No mês de julho o sol se põe dentro do buraco da pedra, vale a pena assistir este espetáculo. O acesso é feito por uma caminhada de cerca de 1 km.
- Fazer um passeio de buggy pelo litoral leste de Jericoacoara, passando pela famosa árvore da preguiça.
- Contemplar o pôr do sol na Duna do Pôr do Sol, um símbolo da cidade que atrai diversas pessoas no final da tarde.
- Relaxar nas famosas redes dentro da Lagoa do Paraíso. Por sua localização em Jijoca de Jericoacoara também é chamada de Lagoa de Jijoca. São 15 km de água doce cristalina com uma coloração azul que impressionam.
- Visitar o berçário de cavalos marinhos no Mangue Seco.
- Tirar lindas fotos no Buraco Azul, que é uma lagoa artificial que possui uma cor azul impressionante.
- Descer a Duna do Funil de esquibunda.
- Praticar kitesurf ou windsurf na Praia do Preá.
Jericoacoara conta com o Aeroporto Regional de Jericoacoara (JJD) que está localizado na cidade de Cruz, apenas 30 km da Vila de Jeri, cerca de 45 min. de traslado por trilhas de areia. Porém há poucas ofertas de voos para lá.
Outra opção é o aeroporto de Fortaleza que recebe voos das principais companhias aéreas e os valores acabam sendo mais atrativos. Desde Fortaleza até Jericoacoara são 300 km, cerca de 5h00 de traslado em estrada asfaltada até Jijoca e depois em trilhas de areia até Jeri.
Desde Jijoca de Jericoacoara é necessário contratar o serviço de transfer (veículos 4x4 ou jardineiras) com motorista ou guia credenciado já que o acesso até a vila é feito pelas dunas do Parque Nacional. Além disso, carros particulares são proibidos em Jeri.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Jericoacoara é uma vila pequena, que atualmente possui uma grande variedade de pousadas e hotéis que atendem a todos os gostos, desde opções mais simples e econômicas às mais luxuosas.
O lugar mais cobiçado fica entre as dunas e a vila. Ali estão localizados as pousadas e hotéis mais exclusivos.
Ficar hospedado na vila próxima à Rua Principal, Rua do Forró e Rua São Francisco é ideal para quem gosta de estar perto do burburinho, onde estão localizados o comércio, lojas, restaurantes e bares. Vale lembrar que a vida noturna de Jeri é bem agitada!
Para quem quer fugir do agito da vila, podem buscar opções em Jijoca e na Praia Preá que estão mais distantes.
Jericoacoara pode ser visitada o ano inteiro.
Mas a melhor época é no segundo semestre, ou seja, de julho a dezembro. Isso porque, praticamente não chove. Além disso, neste período costuma ter bons ventos para a prática de windsurfe e kitesurfe.
Se sua ideia é ir no primeiro semestre, prefira os meses de janeiro e junho, porque não costumam chover tanto. Já em março e abril são os meses de maiores incidências de chuva da região.
Para aproveitar as atrações de Jericoacoara recomendamos ficar no mínimo 4 dias.
- Com intuito de proteger o patrimônio natural de Jericoacoara é cobrado uma taxa ambiental para acessar a vila. Porém estão isentos, idosos com mais de 60 anos, crianças até 12 anos, pessoas com deficiência, moradores e trabalhadores locais.
- Todas as ruas de Jeri são de areia e não há postes de iluminação, a rede elétrica é subterrânea.
- Em Jeri não há bancos ou caixas eletrônicos.
- Carros não podem circular na vila sendo permitido apenas veículos credenciados, portanto não há semáforos e nem postos de gasolina.
- Jericoacoara começou a ganhar fama internacional para o turismo quando o jornal Washington Post fez uma matéria 1987 sobre praias exóticas e desconhecidas.
- O Buraco Azul, atração turística muito procurada, surgiu com a retirada do barro para a construção de uma rodovia, que junto com as fortes chuvas formou-se uma lagoa artificial com água azul-turquesa.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!