Localizado no coração do Brasil, estado de Goiás, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 para proteger uma área de cerca de 240.000 ha, compreendendo oito municípios inseridos no bioma cercado.
As principais atrações se concentram em três localidades: Alto Paraíso, Vila de São Jorge e Cavalcante. São canyons e paredões cortados por rios formando lindas cachoeiras, trilhas, mirantes, diversidade de fauna e flora sendo refúgio de algumas espécies em extinção, áreas preservadas de antigos garimpos devido a enorme reserva de cristais de quartzo na região. Não é à toa que em 2001 o parque foi tombado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.
Um destino não só para quem procura emergir em meio a natureza, mas também para quem busca uma vivência cultural marcante, interagindo com as comunidades tradicionais e quilombolas que vivem nesta região.
Melhor época para visitar
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano todo.
Os meses de outubro a abril são marcados pelo período de chuva quando as cachoeiras e piscinas naturais estão mais cheias. Já nos meses de maio a setembro são marcados pelo clima seco destacando ainda mais a paisagem do cerrado e seu belíssimo pôr do sol. Agosto e setembro são meses que pode haver queimadas na região.
- Conhecer o Vale da Lua, que recebe este nome devido a sua formação geológica que foi esculpida pelas águas ao longo de milhares de anos, deixando sua aparência semelhante à lua.
- Para quem quer tomar um banho de cachoeira com acesso bem fácil o complexo da Cachoeira dos Cristais é perfeito. As atrações ficam ao longo da trilha, são pequenas cachoeiras e poços até acessar a principal delas que é a cachoeira Véu das Noivas.
- Fazer uma caminhada de 1,5 km margeando o Rio dos Couros com paradas para banho em poços de águas transparentes até chegar no início das suas quedas onde o rio despenca em várias etapas sobre em um grande cânion formando várias cachoeiras e piscinas naturais.
- Fazer trekking de 10 km percorrendo o cerrado até o Salto do Rio Preto. São duas quedas, a primeira de 120mts é o cartão postal da Chapada dos Veadeiros com um visual incrível. A segunda queda de 80 metros possui uma grande piscina natural para relaxar em um banho refrescante após a caminhada.
- Fazer um trekking de 12km até o Cânion II e Cachoeira das Cariocas. A trilha é longa, porém fácil de percorrer, ainda mais curtindo o visual do cerrado, admirando os paredões de quartzo com as piscinas naturais do Cânion II e finalizando com banho na Cachoeira dos Cariocas.
- Caminhar em uma das trilhas mais bonitas da Chapada dos Veadeiros até a Cachoeira do Segredo com mais de 100mts de queda.
- Apreciar a beleza do Salto de 120mts desde a vista do Mirante da Janela. O acesso ao mirante é feito por uma trilha de mesmo nome que tem cerca de 8 km de distância. No caminho uma parada para refrescar na Cachoeira do Abismo.
- Visitar a famosa cachoeira de Santa Bárbara famosa por suas águas com intensos tons de azul. Uma das atrações mais procuradas na região que rendem fotos espetaculares. Santa Bárbara está localizada em Cavalcante, cerca de 120 km (média de 2h00) desde Alto Paraíso. Vale dizer que a estrada infelizmente não é boa.
- Conhecer o povoado Kalunga do Engenho II e vivenciar um pouco desta cultura única, apaixonante, recheada de histórias, tradições e lendas. Localizado entre os municípios de Cavalcante e Teresina de Goiás.
- Praticar rapel na Cachoeira Almécegas I com 45 mts de altura. A descida é dividida em duas partes sendo a primeira positiva com os pés tocando a parede e a segunda negativa no meio da cachoeira até chegar na sua piscina para banho.
- Aventurar-se na Tirolesa do Voo do Gavião - O desafio consiste em um voo com 850 mts de extensão e 100 mts de altura. A Tirolesa, está entre as maiores e mais bonitas do Brasil.
* Todas as atividades de aventura do nosso parceiro na Chapada dos Veadeiros contam com um briefing preparatório para segurança, equipamentos apropriados e suas operações seguem a Norma ABNT NBR ISO 21101 – SGS – Sistema de Gestão da Segurança.
* Importante estar sempre acompanhado de guia local especializado e credenciado.
A porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros é o município de Alto do Paraíso de Goiás, localizado a 230 km de Brasília, cerca de 2h40 de traslado.
Para as cidades mais distantes a referência é o aeroporto de Brasília que recebe voos das principais companhias aéreas.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Os melhores lugares para se hospedar na Chapada dos Veadeiros é em Alto Paraíso e São Jorge.
Alto Paraíso é mais estruturada com mais opções de pousadas, suas ruas são asfaltadas e é a cidade mais movimentada da região. Na rua principal há lojinhas de artesanatos e produtos esotéricos, feira do produtor local, restaurantes e bares.
Já São Jorge é uma pequena vila com clima intimista, rua de terra e com excelentes opções de pousadas simples e charmosas. É um lugar mais calmo e onde está localizada a entrada principal do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano todo.
Os meses de outubro a abril são marcados pelo período de chuva quando as cachoeiras e piscinas naturais estão mais cheias, mas dependendo do volume de água pode acontecer de algumas trilhas e atrativos serem interditados.
Já nos meses de maio a setembro são marcados pelo clima seco destacando ainda mais a paisagem do cerrado e seu belíssimo pôr do sol. Os meses de agosto e setembro são os mais críticos, podendo haver queimadas na região.
Para aproveitar as atrações da Chapada dos Veadeiros recomendamos ficar no mínimo 5 dias.
- A Chapada dos Veadeiros é considerada o lugar mais iluminado do mundo, isto porque está localizada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo.
- Possui uma variedade de plantas medicinais, e a comunidade mantém um horto medicinal comunitário onde todos podem colher estes “remédios naturais” a qualquer hora.
- É um dos lugares mais místicos do mundo com cerca de 40 grupos espirituais que convivem em harmonia. Há por ali pessoas que afirmam que é possível ver extraterrestres e Ovnis na Chapada.
- A linha imaginária Paralelo 14 que passa por Machu Picchu também passa por Alto Paraíso e tem atraído diversas comunidades esotéricas.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Confira alguns dos locais que você pode conhecer na Chapada dos Veadeiros, um destino para ir com amigos, ou com a família!
Lá você irá encontrar atrativos em meio à natureza e adequados para todas as idades, inclusive para crianças!
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!