Machu Picchu

Início > Destinos > América do Sul > Peru > Machu Picchu

Machu Picchu está localizada nos Andes peruanos bem no final do Vale Sagrado a 75 km de Cusco e a 2430 metros acima do nível do mar. Construída em 1450 pelo imperador Pachacutec e redescoberta em 1911 pelo explorador norte-americano Hiram Bingham, é considerada o símbolo mais emblemático do Império Inca. Foi declarada como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade em 1983, e em 2007 foi eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Na língua quéchua, Machu Picchu significa “Montanha Velha”, e é também é conhecida como “Cidade Perdida dos Incas”.

Melhor época para visitar

Machu Picchu pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época é no período de seca que vai de abril a outubro.

A estação de chuva começa em novembro e se estende até março, dependendo do volume da chuva o parque arqueológico pode fechar.

  • Passar pela Intipunku, conhecida como “Porta do Sol” que era a principal entrada de Machu Picchu. Segundo relatos, ela foi construída em uma posição estratégica para adorar o Deus Sol.
  • Visitar o Templo do Sol, única construção em formato circular.
  • Ir ao Templo das Três Janelas, que para os Incas representa a forma de dividir o mundo: a vida espiritual, vida mundana e vida interior. De lá se tem uma das melhores vistas de Machu Picchu.
  • Atravessar o Setor Nobre, onde ficava a Casa Real.
  • Visitar a Tumba Real, acreditasse que o corpo do rei dos Incas tenha sido enterrado lá.
  • Apreciar a vista incrível para a Montanha de Huayana Picchu, 2720 metros de altitude acima do nível do mar. É possível subir a montanha, mas a trilha é muito íngreme de nível médio/difícil. Não é recomendado para quem tem medo de altura. A duração é de aproximadamente 3h.
  • Apreciar a famosa da Montanha de Machu Picchu. É possível subir esta montanha por uma trilha íngreme de até 3 km de degraus de pedra que leva em média 2h de caminhada. Considerado nível médio/difícil a vista lá do alto para as ruínas de Machu Picchu compensa todo esforço.
  • Percorrer a Ponte Inca, importante obra do império inca que marca um dos limites da cidadela. Esta ponte de madeira podia ser removida para proteger de inimigos. O acesso se dá há uma caminhada de 20 minutos por uma trilha fácil, porém estreita e no caminho tem vários precipícios.

*Importante estar atento às regras de visitação e horários. É necessário agendar com antecedência.

O acesso a Machu Picchu se dá apenas por ferrovia desde Cusco até o povoado de Águas Calientes, que é o mais próximo a cidadela, o percurso de trem dura de 3h a 4h. 

Outra opção é pegar um traslado de Cusco até Ollantaytambo e seguir o restante do trajeto também de trem. 

Desde a estação de Águas Calientes existem duas maneiras de chegar a Machu Picchu, a pé, por uma trilha de 4 km ou de micro-ônibus que leva cerca de 30 minutos. 

Nota-se que não existe acesso por estradas em Águas Calientes e, portanto, não há veículos no vilarejo com exceção destes micro-ônibus que levam os turistas até a porta de entrada deste impressionante sítio arqueológico.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Machu Picchu é um sítio arqueológico e a cidade mais próxima para se hospedar é Águas Calientes, também conhecido como Machu Picchu Pueblo.

Existem boas opções de hospedagens, mas devido à alta procura é importante reservar com antecedência.

Machu Picchu está situada na zona subtropical, tem um clima fresco e quente. Pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época é no período de seca que vai de abril a outubro. A estação de chuva começa em novembro e se estende até março, dependendo do volume da chuva o parque arqueológico pode fechar.

Apenas um dia é necessário para conhecer a Cidade Perdida dos Incas, mas se tiver oportunidade de se hospedar em Águas Calientes recomendamos ficar no mínimo 2 dias.

  • Há evidências de que o local era habitado por 300 a 1.000 pessoas
  • Para proteger o terreno de deslizamentos, os Incas construíram mais de 600 terraços.
  • O Intihuatana é uma pedra que foi criada pelos Incas para ser usada como um calendário ou um relógio astronômico. 
  • As construções foram feitas de forma inclinada para divisão de peso e assim, se proteger contra possíveis terremotos.
  • Leve seu passaporte para que possa ser carimbado com o símbolo de Machu Picchu.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Machu Picchu
Machu Picchu
Machu Picchu
Detalhes de Machu Picchu
Ruínas das casas e terraços

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!