Cusco - Plaza de Armas

Cusco

Cusco está situada em meio às cordilheiras dos Andes, há 3.440 metros de altitude. A cidade que já foi a capital do Império Inca sofreu forte influência da cultura andina e espanhola representadas na arquitetura de seus monumentos, igrejas, museus, sítios arqueológicos, na culinária, nas festividades, no artesanato e até mesmo nas vestimentas. Cusco mantém acesa seus costumes, crenças e tradições e não é à toa que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1983, sendo um dos principais destinos turísticos do Peru. 

Atualmente, Cusco se beneficia muito da atividade turística, com seus diversos atrativos.

Melhor época para visitar

Cusco pode ser visitada o ano todo. O clima é influenciado por sua elevada altitude e possui duas estações bem definidas. De abril a outubro é o período de seca com dias ensolarados e noites frias, já de novembro a março é o período da chuva.

  • Passear pela Plaza de Armas, considerada o coração de Cusco, rodeada por monumentos históricos, restaurantes, bares e lojas. Aqui se encontra a principal Catedral de Cusco construída entre 1560 e 1664 sobre um antigo Palácio Inca, tem características dos estilos barroco, gótico e renascentista. Na Plaza de Armas também está localizada a Iglesia de la Compania de Jesus, maravilhosa obra arquitetônica no estilo barroco-andino.
  • Subir por uma escadaria próxima a Plaza de Armas até o Mirante San Cristobal onde se encontram uma praça e igreja de mesmo nome. O local é o melhor ponto da cidade para ter uma vista panorâmica de Cusco.
  • Visitar o Museu Qorikancha e o Convento Santo Domingo. Este complexo de grande importância arquitetônica foi construído sobre as ruínas do Templo do Sol onde os incas realizavam seus cultos de adoração ao deus Sol. No local também estavam localizados os Templo da Lua e Templo de Vênus.
  • Conhecer o Mercado San Pedro onde é possível comprar e admirar o rico artesanato local, conhecer diversos produtos cultivados na região e provar diversos sabores da culinária cusquenha.
  • Caminhar pelo emblemático bairro San Blas com suas ruas estreitas de pedra e casas coloniais, repletas de cafés, bares, lojas com produtos tradicionais e ateliês. Visitar a Igreja de San Blas, uma das mais importantes da cidade. O local cheio de charme durante a noite se converte em um bairro boêmio, ótima opção para quem gosta de agito.
  • Visitar o antigo forte Inca de Saqsaywaman para admirar sua arquitetura com paredões e portais feitos com pedras gigantes de encaixes perfeitos. É um dos sítios arqueológicos mais bem preservados de Cusco
  • Realizar o passeio para as Salinas de Maras que estão há cerca de 50 km de Cusco. São cerca de 4.000 poços de sal e sua produção e extração são feitas utilizando técnicas tradicionais incas.
  • Conhecer o sítio arqueológico de Moray e observar as incríveis e avançadas técnicas incas de plantio.
  • Visitar as Ruínas de Pisac, sítio arqueológico que representa um recinto sagrado formado por templos e palácios, como o Templo do Sol. Ao seu redor existem diversas construções incas e é considerado um ótimo lugar para adquirir conhecimento sobre história deste povo.
  • Conhecer Ollantaytambo, complexo arqueológico mais importante do Vale Sagrado, conhecido como Portal do Incas, é um pueblo também usado para parada de descanso para quem vai conhecer a famosa Machu Picchu. O local foi cenário de um dos dramas mais espetaculares da literatura andina Ollantay, por isto seu nome.
  • Cusco é a porta de entrada para conhecer a espetacular Machu Picchu.

Não há voos diretos do Brasil para chegar em Cusco sendo necessário fazer conexão em Lima. Desde Lima há muitas opções de voos para Cusco e a viagem dura apenas 1h20. O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete, em Cusco, está a aproximadamente 5 km do centro histórico.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Cusco apesar de ser pequena tem diversas opções de hospedagens para todos os perfis e bolsos. A cidade tem fama de ser procurada por mochileiros e por isso tem muitos albergues e hostels. Para os turistas, vamos dizer assim “mais exigentes”, Cusco também oferece excelentes opções de hotéis contemporâneos e modernos, e pousadas boutiques, algumas delas instaladas em casarões antigos oferecendo uma experiência exclusiva a seus hóspedes. 

O melhor local para ficar em Cusco é no entorno da Plaza de las Armas, onde estão localizados a maioria dos atrativos da cidade, além de restaurantes, bares e lojas.

Cusco pode ser visitada o ano todo. O clima é influenciado por sua elevada altitude e possui duas estações bem definidas. De abril a outubro é o período de seca com dias ensolarados e noites frias, já de novembro a março é o período da chuva.

As temperaturas variam com máxima de 20° e mínimas de 5° durante todos os meses do ano. A cidade tem um clima predominantemente frio e especialmente nos meses de julho e junho as temperaturas podem chegar a 0°.

Para aproveitar as atrações de Cusco, recomendamos ficar no mínimo 4 dias.

  • Cusco, na língua quéchua significa “Umbigo do mundo”.
  • Muitos acreditam que a cidade de Cusco foi projetada em formato de Puma, animal sagrado para a cultura inca.
  • Cusco possui várias igrejas. Acredita-se que com o domínio espanhol e a destruição do império inca muitas das igrejas que hoje lá existem foram construídas em cima de um templo sagrado do antigo império.
  • Na rua Hatun Rumiyoc que liga a Plaza de Armas ao bairro San Blas, encontra-se a famosa Pedra de 12 ângulos que tem o encaixe perfeito, considerada uma das figuras mais representativas da arquitetura inca.
  • Apenas três lugares do mundo extraem sal das montanhas: Peru, Himalaia e Bolívia.
  • Anualmente ocorre o Festival Solar de Inti Raymi, uma grande celebração inca que atrai diversos turistas por ser um evento cheio de cultura e dança.
  • Devido a altitude recomenda-se que o turista descanse no primeiro dia, beba bastante água, não faça esforços físicos e mastigue a folha de coca ou tome o chá de coca muito comum na região para ajudar na aclimatação e prevenir o mal de altitude.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Vista aérea de Cusco
Vista aérea de Cusco
Saqsaywaman
Forte Inca de Saqsaywaman
Salinas de Maras
Salinas de Maras

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!