Ilhas Galápagos

Início > Destinos > América do Sul > Equador > Ilhas Galápagos

O Arquipélago de Cólon, mais conhecido como as Ilhas Galápagos, é um Parque Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade formado por inúmeras ilhas e rochedos de origem vulcânica, somente quatro ilhas são habitadas. Galápagos pertence ao Equador, está localizado há aproximadamente 1.000 km da costa, no Oceano Pacífico.

Apresenta um ecossistema extremamente rico, habitat de uma fauna única com inúmeras espécies endêmicas, sendo considerado uns dos melhores destinos do mundo para observação de vida selvagem e mergulho.

Melhor época para visitar

De dezembro a maio as temperaturas são mais elevadas e há maior incidência de chuvas. Entre os meses de junho a novembro a temperatura das águas estão bem frias, mas é a melhor época para quem gosta de observar a vida marinha.

  • Visitar o Centro de Pesquisa Charles Darwin, localizado em Puerto Ayora, na Ilha de Santa Cruz.  
  • Visitar Galapaguera, na ilha de São Cristóvão, onde habitam as tartarugas-gigantes e outras espécies de animais que só existem lá.  
  • Assistir ao pôr do sol junto com os leões-marinhos na Ilha de Rábida. O contraste da areia vermelha com as águas cristalinas é um dos cenários mais lindos que o visitante pode encontrar por lá. 
  • Passear de panga, uma espécie de bote inflável. Durante o passeio é possível observar vários tipos de espécies marinhas.
  • Conhecer os vulcões das ilhas fazendo um trekking.
  • Visitar a praia de Bartolomé, um dos lugares mais visitados pelos turistas e tirar lindas fotos a partir da vista do vulcão mais alto da ilha. 
  • Observar animais selvagens durante os passeios e explorar a fauna e flora de cada ilha. 
  • Relaxar na praia de Floreana.
  • Praticar o mergulho em um dos melhores lugares do mundo! Por ser ponto de encontro de várias correntes oceânicas existe uma enorme diversidade de vida marinha e você poderá ver:  tubarões de Galápagos, tubarões-seda e o tubarão-galha-preta, tubarão martelo, tubarão baleia, raias, pinguins, iguanas marinhas, leão marinho, golfinhos, cavalos marinhos e uma grande diversidade de peixes.

*Todos os passeios nas Ilhas Galápagos são feitos com acompanhamento de guias credenciados.

Não existem voos diretos para as ilhas de Galápagos. A principal porta de entrada no arquipélago são os aeroportos de Baltra, próximo à Ilha de Santa Cruz e o aeroporto da Ilha de San Cristobal. Por isso é necessário um voo até Quito ou Guayaquil (Equador). Existem também opções de voos desde Lima (Peru) e Santiago (Chile). 

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!  

Nas Ilhas de Galápagos existem duas formas de hospedagem: pousadas ou cruzeiros.

O viajante pode optar por ficar em pousadas em uma das 4 ilhas que são habitadas: Isabela, Floreana, San Cristóbal e Santa Cruz. A cidade de Puerto Ayora, em Santa Cruz, é o local que tem as melhores acomodações e infraestrutura turísticas, e é onde sai a maioria dos passeios. 

Fazer um cruzeiro no arquipélago é opção muito interessante para aqueles que desejam conhecer várias ilhas, isto porque tem mais mobilidade uma vez que a maioria dos deslocamentos são feitos à noite e cada dia você acorda em um lugar diferente. Os cruzeiros têm capacidade máxima de 200 pessoas

Para mergulhadores existe a opção dos “liveaboards”. Embarcações com acomodação para até 16 passageiros focados em explorar a ilha exclusivamente para a prática do mergulho.

Galápagos pode ser visitada durante o ano inteiro

De dezembro a maio as temperaturas são mais elevadas e há maior incidência de chuvas na região. Já de abril a novembro é o período da seca. Entre os meses de junho a novembro passa por Galápagos a Corrente de Humboldt que traz consigo plânctons e nutrientes, neste período a temperatura das águas estão bem frias, mas é a melhor época para quem gosta de observar a vida marinha.

Para aproveitar as atrações nas Ilhas Galápagos recomendamos ficar no mínimo 6 dias.

  • Galápagos serviu de inspiração para a publicação do livro de Charles Darwin, "A Origem das Espécies".

  • Existem cerca de 5 mil espécies de animais nas ilhas, 2 mil delas são endêmicas, ou seja, só existem em Galápagos. 

  • É considerado o maior e principal laboratório vivo de biologia do planeta. 

  • A tartaruga-das-galápagos é a maior espécie de tartaruga terrestre existente e é o 10° réptil mais pesado do mundo.

  • A ilha tem cerca de 21 vulcões! Desses, 13 estão ativos e 8 estão inativos ou extintos.

  • O ar da ilha é extremamente salgado.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Tartaruga-das-galápagos
Paisagem de Galápagos, com Cactus endêmico
Mergulho com tubarões

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!