Descoberta no domingo de Páscoa de 1722 e posteriormente anexada ao Chile, a Ilha de Páscoa, também conhecida como Rapa Nui é carinhosamente chamada de “umbigo do mundo”, fica localizada no Sul do Pacífico a mais de 3.200 km da costa chilena. O fato de não ter um fácil acesso, garantiu o isolamento do local por muito tempo, o que ajudou a preservar a misteriosa congregação de 1.500 anos de Moais, esculturas de rocha vulcânica que fizeram a fama da ilha.
Os Moais são gigantescas estátuas de pedra vulcânicas, que possuem de 1 a 10 metros de altura e pesam até 80 toneladas. Elas se espalham por todo o perímetro da ilha e são praticamente o último legado de um povo cuja escrita e cultura praticamente desapareceram. Como foram construídas e qual sua função são questões que despertam a curiosidade dos visitantes.
Melhor época para visitar
A Ilha de Páscoa possui um clima agradável, podendo ser visitada durante todo o ano.
A temperatura média da Ilha fica em torno dos 22°. O verão é o período mais seco e o inverno é a época mais chuvosa. Porém, vale lembrar que o tempo na ilha é inconstante e nem sempre segue o esperado de cada estação.
- Ver o nascer do sol em um dos pontos mais famosos da ilha, a plataforma de Ahu Tongariki, que conta com 15 Moais em pé que foram restaurados. No verão, o passeio fica ainda melhor já que o sol nasce exatamente atrás dos moais.
- Aprender mais sobre a história e cultura Rapa Nui no Museu Antropológico P. Sebastian Englert.
- Conhecer a aldeia cerimonial Orongo e suas 53 casinhas de pedra, além de admirar a linda paisagem para o Oceano Pacífico. Esta aldeia está próxima ao vulcão Rano Kau e antigamente era habitada apenas uma vez ao ano quando realizavam a cerimônia do Homem Pássaro.
- Ir ao Rano Raraku, o vulcão inativo cujo as encostas foram utilizadas para esculpir os famosos Moai da Ilha de Páscoa.
- Relaxar nas águas quentes da praia Anakena, o local possui um mar turquesa calmo, perfeito para passar um dia tranquilo. Aqui também é possível visitar a Ahu Nau Nau que são sete moais em pé.
- Entrar na caverna de Ana Kai Tangata – Caverna das duas janelas – no seu interior podemos observar algumas pinturas rupestres, mas o destaque está para o visual que se tem do mar.
- Ver o pôr do sol no Tahai, uma antiga aldeia Rapanui.
A principal porta de entrada para a Ilha de Páscoa é pela capital chilena - Aeroporto de Santiago. Desde lá são 6h00 de voo até o Aeroporto Internacional Mataveri.
Atualmente as conexões para quem parte do Brasil para Ilha de Páscoa não são tão favoráveis, o que quer dizer que muitas vezes é necessário uma pernoite em Santiago ou aguardar horas no aeroporto.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
A vila de Hanga Roa e seu entorno é onde se concentra o comércio da ilha, contando com restaurantes, cafés, hotéis e pousadas. Além de ser um dos pontos de partida principais para visitar os atrativos da Ilha.
As hospedagens em geral são simples e rústicas e os valores são altos comparando os serviços que oferecem, isto porque os recursos na ilha são escassos.
Na Ilha de Páscoa encontramos duas excelentes opções de hospedagem como o Explora e HangaRoa. Com localização privilegiada estes hotéis oferecem serviços exclusivos e proporcionam aos seus hóspedes experiências únicas, uma verdadeira conexão com a história, cultura e tradições do povo Rapa Nui.
A Ilha de Páscoa possui um clima agradável, podendo ser visitada durante todo o ano.
A temperatura média da Ilha fica em torno dos 22°. O verão é o período mais seco e o inverno é a época mais chuvosa. Porém, vale lembrar que o tempo na ilha é inconstante e nem sempre segue o esperado de cada estação.
Embora possa ser visitada em qualquer época do ano, a primeira quinzena de fevereiro é a mais indicada para a viagem. Isso porque, acontecem diversas festividades na ilha, permitindo conhecer melhor a cultura Rapa Nui e seus costumes.
Para aproveitar as atrações da Ilha de Páscoa recomendamos ficar no mínimo 4 dias.
- A Ilha de Páscoa é considerada uma das ilhas mais isoladas do mundo e é a última fronteira da América do Sul.
- A ilha foi povoada por volta do ano 1 mil, pelos polinésios que navegaram do oeste do Pacífico e estabeleceram ali uma civilização que perdurou por séculos. Portanto, mesmo pertencendo ao Chile, a ilha tem origem polinésia.
- A Ilha de Páscoa, leva esse nome pois foi encontrada por europeus num domingo de Páscoa em 1722.
- A ilha foi formada pela atividade de três vulcões - Rano Kau, Poike e Maunga Terevaka, hoje inativos, que ocupam cada ponta do arquipélago.
- Até hoje ninguém sabe como os Moais foram transportados e colocados nas plataformas. São ao todo 887 esculturas espalhadas por toda ilha.
- Há uma pequena base da NASA na ilha, mas hoje ela está desativada.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!