No extremo sul das Américas, está localizada a Patagônia Argentina composta pelas províncias de La Pampa, Neuquén, Río Negro, Chubut, Santa Cruz e Tierra del Fuego. O destino oferece experiências únicas aos seus visitantes, com paisagens formadas por montanhas cobertas de neve, bosques, parques preservados, glaciares, rios e lagos azulados. As principais cidades são:
El Chatén – Está localizada na província de Santa Cruz, aos pés do Parque Nacional Los Glaciares. É considerada a capital argentina do trekking com os complexos das montanhas Fitz Roy e Cerro Torre proporcionando belas vistas para os lagos glaciais e as Cordilheira dos Andes cobertas de neve.
El Calafate – A charmosa cidade está também localizada na província de Santa Cruz, conta com uma estrutura turística que atrai diversos visitantes e serve como ponto de partida para conhecer os diversos atrativos que a Patagônia Argentina oferece, como o Parque Nacional Los Glaciares com enormes geleiras Upsala, O’nelli, Spegazzinni e o famoso Glaciar Perito Moreno.
Ushuaia – Apelidada como a cidade do Fim do Mundo, oferece aos seus visitantes diversos pontos turísticos como o Parque Nacional Tierra del Fuego, o trem do Fim do Mundo, Canal de Beagle com os pinguins e leões marinhos e o Complexo Cerro Castor, com pistas de esqui e snowboard.
Melhor época para visitar
A Patagônia Argentina muda a cada estação, basta combinar as atividades e atrativos que deseja visitar, com a melhor época!
No verão é a época mais procurada para a prática de caminhadas, no outono a região ganha os tons avermelhados e as temperaturas começam a cair. No inverno a Patagônia fica fria e branca e é o período é ideal para apreciar a beleza dos Glaciares e para praticar esportes de neve. Na primavera, as temperaturas começam a subir, a neve diminui dando lugar às flores.
- Praticar o trekking no Parque Nacional los Glaciares em El Chaltén. Existem dois complexos de montanhas, Fitz Roy e Cerro Torre, onde encontramos diversas trilhas com diferentes níveis, muito bem sinalizadas e com paisagens espetaculares.
- Visitar a Estância Cristina, uma fazenda fundada pela Família Masters no ano de 1914, que está localizada a noroeste do Lago Argentino de onde se tem uma vista privilegiada para o Glaciar Upsala.
- Navegar sobre o Lago Argentino em El Chaltén passando pelo canal Upsala e Spegazzini para conhecer as geleiras.
- Realizar o Safári Náutico em El Calafate, uma navegação dentro de um catamarã sobre o Lago Rico em direção ao Glaciar Perito Moreno, com vista para observar os icebergs e as geleiras.
- Caminhar pelas passarelas do Perito Moreno em El Calafate. Um percurso de aproximadamente 400 metros para observar a imensidão da geleira que é considerada a principal atração do parque com 5 km de largura e com picos que atingem aproximadamente 70 metros de altura.
- Fazer um mini trekking sobre a geleira de Perito Moreno.
- Visitar o Parque Nacional Tierra del Fuego em Ushuaia que é banhado pelo Canal de Beagle proporcionando uma combinação entre montanhas, bosques e mar.
- Navegar pelo canal Beagle passando por alguns atrativos como a Ilha dos Lobos Marinhos, Ilha dos Pássaros, Pinguinera e o Farol Les Eclaireus conhecido também como Farol do Fim do Mundo.
- Fazer o passeio no Trem do Fim do Mundo. Este trem a vapor faz o percurso de Ushuaia até o Parque Nacional Tierra del Fuego, proporcionando vistas espetaculares formadas por montanhas, florestas, rios e cachoeiras.
- Praticar snowboard, esqui e outros esportes de neve no Cerro Castor.
- Realizar um cruzeiro na região da Patagônia.
* Todos os passeios na Patagônia Argentina são realizados com acompanhamento de guias credenciados.
Não há voos diretos para El Calafate e Ushuaia saindo do Brasil, sendo necessário escala em Buenos Aires. Atenção aos voos de chegada e partida em Buenos Aires porque em algumas situações é necessário o traslado do Aeroporto Internacional de Ezeiza para aeroporto local - Aeroparque ou vice-versa.
A partir de Buenos Aires existem vários voos até o Aeroporto Internacional Comandante Armando Tola, em El Calafate ou até o Aeroporto Malvinas Argentinas, em Ushuaia.
Para chegar em El Chaltén, a cidade mais próxima é a El Calafate, são em média 213,5 km de distância e o percurso dura em torno de 4h00 seguindo pelas vias RN40 e RP23.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
As cidades mais procuradas para visitar a Patagônia Argentina são El Calafate e Ushuaia. Recomendamos ficar um pouco em cada uma destas cidades para ter uma experiência mais completa. Existem várias opções de hotéis e pousadas nestas regiões.
Se o objetivo for fazer trekking, El Chalten é o local mais indicado. Mas se o objetivo da viagem for fazer esportes de neve, indicamos hospedar em Ushuaia.
A Patagônia Argentina pode ser visitada o ano todo. Como o cenário muda a cada estação, basta combinar as atividades e atrativos que deseja visitar com a melhor época!
No verão, que corresponde aos meses de dezembro a fevereiro, é a época mais procurada para a prática de trekking e caminhadas nas montanhas da Patagônia, ideal para fazer os safáris e navegação e poder conhecer a diversidade de fauna e flora da região. A temperatura é mais agradável, em média 20°, e os dias são mais longos.
No outono, de março a maio, a região ganha os tons avermelhados e as temperaturas começam a cair, é uma boa época para avistar alguns animais como raposas e os famosos pumas.
No inverno, entre os meses de junho e agosto é a época em que as paisagens da Patagônia ganham um plano de fundo todo branco, o período é ideal para apreciar a beleza dos Glaciares e para praticar esportes como o esqui e snowboard nas montanhas nevadas.
Em setembro inicia a primavera, as temperaturas começam a subir, a neve diminui dando lugar às flores. Outubro e novembro, são também ótimos meses para visitar a região, com temperaturas mais agradáveis e valores mais convidativos.
Para aproveitar as atrações da Patagônia Argentina recomendamos ficar no mínimo 6 dias.
- Mesmo com o aquecimento global, o Perito Moreno vem crescendo cada dia mais, em torno de até 3 metros por dia.
- Glaciar Upsala é a maior geleira da Argentina, mas devido ao degelo gradual por causa do aquecimento global, ela só é visível pela navegação no lado ou no alto da estância Cristina.
- O Parque Nacional Los Glaciares foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1981.
- O Parque Tierra Del Fuego é famoso por ser o final da Ruta Nacional 3, que faz parte do sistema de rodovias panamericanas.
- O Trem do Fim do Mundo era usado para transportar os prisioneiros de Ushuaia até o local onde trabalhavam cortando lenha. Ficou desativado por 43 anos e hoje é usado para realizar o passeio turístico.
- Em Ushuaia encontramos o Correio do Fim do Mundo, onde é possível carimbar o passaporte e enviar um postal “direto do fim do mundo” para quem desejar.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!