Havana

Havana é a capital de Cuba e foi fundada em 1519.  A colonização espanhola que durou cerca de 400 anos pode ser facilmente notada na arquitetura, cultura e idioma. 

O bairro de “Habana Vieja” guarda lindas construções históricas muito bem preservadas em estilo barroco e neoclássico, como Catedral de San Cristóbal e o Palácio Presidencial. Por esse motivo, a Unesco classificou a cidade como Patrimônio Mundial. 

Além da preservação da arquitetura, a cidade também é reconhecida por manter acesa suas raízes culturais e suas tradições marcadas não somente pela presença dos espanhóis, mas também dos africanos. O cubano é um povo acolhedor, sorridente e extremamente talentoso. A arte, dança, música estão presentes por todos os “rincones” desta cidade única que parece ter parado no tempo. 

Melhor época para visitar

Havana possui um clima subtropical moderado com duas estações distintas: a seca e a mais chuvosa.

Os melhores meses para conhecer o país são de novembro a abril, que são marcados pela estação seca e as temperaturas mais amenas. A estação mais chuvosa inicia em maio e vai até outubro, quando o clima é quente e úmido.

  • Fazer um walking tour “Havana Vieja” passando pela Plaza de Armas, Templete, Palacio de los Capitanes Generales, Plaza de la Catedral, Plaza Vieja, bares Hemingway’s “La Bodeguita del Medio” e “El Floridita”, dentre outros atrativos.
  • Ir ao Museo Nacional de La Revolución, onde se encontra toda a história do país.
  • Visitar o Capitólio Nacional, o edifício mais importante de Havana.
  • Visitar o Gran Teatro de Havana durante o dia e a noite assistir a um espetáculo de ballet.
  • Visitar o Hotel Conde de Villanueva para provar charuto, café e rum cubano.
  • Conhecer a Real Fábrica de Tabacos Partagás, uma das fábricas mais antigas da região e fabricante dos charutos mais famosos do país.
  • Fazer passeio de bicicleta no bairro Vedado passando pela famosa Plaza de la Revolucion um dos cartões postais da cidade, e o Memorial José Martí.
  • Conhecer o Hotel Nacional, símbolo da história de Cuba e tomar um coquetel apreciando a linda vista para o “Malecon” e Morro do Castelo.
  • Visitar a Nostalgicar – oficina de automóveis clássicos – e conhecer um pouco sobre a história desta empresa familiar e sua paixão por carros antigos.
  • Fazer um passeio pela cidade de Havana em carros antigos conversíveis.
  • Assistir aos ensaios do famoso Ballet Havana Queens nos seus bastidores.
  • Conhecer a casa e o estúdio do artista cubano Eduardo Guerra.
  • Conhecer o “Castillo del Morro” e apreciar a linda vista para a baía e cidade de Havana.
  • Caminhar pela Avenida Malecón, a avenida mais famosa de Havana com 8km de extensão à beira-mar.
  • Conhecer a galeria de arte Irsula e ter a oportunidade de conversar com vários artistas cubanos.
  • Curtir a noite de Havana na “Fabrica del Arte Cubano”. O local, além de ter a noite mais animada de Havana, promove o trabalho de vários artistas cubanos representados na música, dança, artes plásticas, literatura, design, fotografia e moda.
  • Passear pelo Callejon de Hamel aos domingos. Um local super colorido e repleto de arte, pinturas, esculturas, música e dança.
  • Provar a culinária cubana em um dos famosos “Paladares” de Havana, como o famoso paladar La Guarida, onde foi filmada uma das cenas do filme “Fresa y Chocolate”.

Não há voos diretos para Cuba partindo do Brasil, sendo necessário conexão no Panamá, Lima ou Bogotá chegando em Havana no Aeroporto Internacional José Martí, principal de Cuba. 

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

Em Havana há dois bairros que são ótimos para se hospedar: Habana Vieja e Vedado. Vai depender um pouco do que combina mais com você.

Em “Habana Vieja”, encontramos excelentes hotéis e é onde estão localizadas as principais atrações de Havana como o Gran Teatro, Capitólio Nacional, praças, museus e bares famosos, restaurantes, além dos antigos casarões coloniais. A região, no entanto, é mais turística e todo seu entorno pode ser visitado a pé.

O bairro Vedado fica um pouco mais afastado do centro turístico permitindo que você tenha mais contato com o povo cubano e seu dia a dia. As ruas são largas e arborizadas, lá encontramos algumas atrações como a Plaza de la Revolución, Hotel Nacional, a Universidad de la Habana, além de modernas galerias de artes, excelentes “Paladares” e uma vida noturna agitada. No Vedado você tem a opção vivenciar a experiência de se hospedar em casas particulares tendo um contato mais intimista com nativos cubanos.

Localizado no Caribe, Havana - Cuba, possui um clima subtropical moderado com duas estações distintas: a seca e a mais chuvosa.

Os melhores meses para conhecer o país são de novembro a abril, que são marcados pela estação seca e as temperaturas mais amenas.

A estação mais chuvosa vai de maio até outubro e o clima é quente e úmido.

Os meses de setembro e outubro são os meses que tendem a ter mais riscos de tempestades e furacões em Cuba, por isso é melhor evitá-los. Para aproveitar as atrações de Havana, recomendamos ficar no mínimo 4 dias.

  • Os restaurantes privados com administração familiar são chamados de “Paladares” inspirados na novela brasileira Vale Tudo de 1988 que foi transmitida em Cuba em 1990.
  • As Casas Particulares são uma forma de hospedagem onde famílias cubanas alugam os quartos de suas casas para receber turistas. Uma forma de aumentar a renda permitindo também que o visitante tenha um contato mais profundo com a cultura, história, costumes e tradições do povo cubano.
  • A sorveteria estatal Coppelia é um dos lugares mais famosos de Havana e foi fundada por Fidel Castro em 1966.
  • O Hotel Nacional de Cuba foi construído por duas empresas norte-americanas, mistura o estilo sevilhano, romano, mourisco e art déco. Foi inaugurado em 1930 e já recebeu hóspedes famosos como: Walt Disney, Frank Sinatra, Steven Spielberg, entre outros. Fidel nacionalizou o hotel em 1960.
  • Os cachorros de rua de Havana são registrados com placas que levam o seu nome.
  • A cidade nem sempre esteve localizada no mesmo local em que se encontra hoje, antigamente Havana ficava em uma área pantanosa de Cuba e foi transferida para o litoral norte da ilha anos depois.
  • O famoso escritor norte americano Ernest Hemingway viveu em Cuba e frequentava bares como La Bodeguita del Medio e La Floridita. Em suas paredes escreveu: “My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita”
  • O Capitólio foi sede do governo até a Revolução Cubana em 1959.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Povo Cubano
Povo Cubano
Malecón de Havana
Malecón de Havana
Hotel Nacional de Cuba visto do Malecón

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!