Ao norte do Marrocos, no meio das montanhas de Rif, encontramos a linda cidade Chefchaouen que até 1950 era uma antiga Medina. Fundada em 1471 a partir de um assentamento berbere, a cidade cresceu com a chegada dos mulçumanos e judeus refugiados da Espanha na época da Inquisição.
Chefchaouen é conhecida como a “Cidade Azul”, porque desde a década de 30 a comunidade judaica criou o hábito de pintar as suas casas nesta tonalidade. A razão pela qual escolheram essa cor é incerta, mas há algumas teorias. Uns acreditam que os judeus pintaram a cidade assim com a intenção de reproduzir a visão do paraíso e do céu, para lembrá-los de seguir uma vida espiritual. Já outros dizem que a cor azul foi usada simplesmente para espantar mosquitos.
Independente de qual for o real motivo, hoje está fotogênica cidade atrai muitos turistas por ser linda, pitoresca e toda azul!
Melhor época para visitar
Chefchaouen caracteriza-se pelo clima mediterrâneo, com inverno bastante frio e verão seco.
A melhor época para visitar a cidade é na primavera, que corresponde aos meses de março a maio, ou no outono, de setembro a novembro, quando as temperaturas são mais agradáveis. Sendo que maio e setembro são considerados os melhores meses.
- Caminhar pelas ruelas azuis da Medina e literalmente se perder nesse labirinto descobrindo verdadeiras maravilhas.
- Passear pela Praça Uta El-Hamman, que é o lugar mais animado da cidade, frequentado por locais e turistas.
- Visitar o Kasbah que é a fortaleza amuralhada onde estão localizados lindos jardins de estilo andaluz e o Museu Kasbah que conta com um acervo no qual permitirá conhecer um pouco mais sobre os habitantes desta região.
- Subir no alto da torre Kasbah para ter uma vista panorâmica da Medina. Um bom momento para fazer isso é no final do dia para apreciar o pôr do sol.
- Contemplar a Grande Mesquita construída no século XV que está localizada na Praça Uta El-Hamman. Esta mesquita possui um miranete octogonal muito interessante e apreciado.
- Fazer uma caminhada até o alto da colina, onde está localizada a Mesquita Espanhola construída em 1920. Deste ponto se tem as mais belas vistas da cidade azul com o verde das montanhas que a rodeiam. Também é um ótimo lugar para contemplar o pôr do sol.
- Visitar a Praça Bab El-Sor que possui uma fonte revestida de azulejo usada pela população para abastecimento de água.
- Caminhar no entorno da Cascata de Ras El-Maa e observar o cotidiano das mulheres de Chefchaouen que usam tanques coletivos abastecidos pela água da cascata para lavar as roupas. É um local onde a população frequenta para se refrescar em dias quentes, fazer piqueniques ou simplesmente para contemplar a paisagem.
- Fazer compras de produtos tradicionais marroquinos bem típicos da região. Os preços são mais convidativos e em Chefchaouen você não será pressionado pelos comerciantes como normalmente acontece em outras cidades do Marrocos.
- Tomar um delicioso whisky berber - famoso chá de menta marroquino.
A principal porta de entrada para voos internacionais no Marrocos é o Aeroporto Mohammed V, em Casablanca.
De Casablanca até Chefchaouen são 400 km, em torno de 6h30 de traslado.
Devido à distância recomendamos o deslocamento até as cidades de Tetuán (70 km de Chefchaouen), Tánger (120 km de Chefchaouen) ou Fez (210 km de Chefchaouen). Estas três cidades possuem aeroportos.
Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!
Em Chefchaouen, recomendamos se hospedar em hotéis ou Riads localizados nas ruelas azuis da cidade antiga.
Os Riads, no entanto, são os mais procurados por trazer uma experiência autêntica. São casas ou palacetes bem típicos do Marrocos, com arquitetura singular, lindos pátios internos e quartos bem decorados que recordam a época imperial.
Chefchaouen pode ser visitada o ano todo.
Caracteriza-se pelo clima mediterrâneo, por isto durante o inverno, nos meses de dezembro a fevereiro, faz bastante frio, os dias podem ficar chuvosos e nublados podendo até mesmo nevar. Já no verão, de junho a agosto, o clima é seco e por estar rodeado pelas Montanhas de Rif, não faz tanto calor como em outras regiões do Marrocos.
No entanto, as melhores épocas para visitar Chefchaouen seriam: na primavera que correspondem aos meses de março a maio e no outono que correspondem aos meses de setembro a novembro. Nestes períodos as temperaturas são mais agradáveis, sendo que maio e setembro são considerados os melhores meses.
Para aproveitar as atrações de Chefchaouen recomendamos ficar no mínimo 2 dias.
- A Medina de Chefchaouen foi construída na época da fundação do local, no século XV e grande parte de sua arquitetura é bem conservada.
- Toda a região das montanhas Rif é considerada sagrada, e é um famoso local de peregrinação onde estão enterrados antigos profetas locais.
- Graças às suas características de reduto nas montanhas, de difícil acesso, a cidade serviu de base a muitos ataques contra os portugueses durante praticamente um século.
Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.
Esse destino inspirou você?
Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!
Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.
UPack, sua viagem na medida de seu sonho!