Fez

Fez

Fez fundada em 808 d.c, é a mais antiga das 4 cidades imperiais do Marrocos e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1981. 

Apesar de ter perdido o título de capital do Marrocos em 1912 para Rabat, a cidade ainda é considerada a capital cultural e religiosa do país. Isto porque, Fez conseguiu conservar sua autenticidade e suas inúmeras obras de arquitetura islâmica representadas nas inúmeras mesquitas, nas madrasas (escolas religiosas), nos templos, monumentos e fontes.

O destino é muito conhecido por sua famosa Medina – El Bali, com mais de 9 mil ruas e ruelas exclusivas para pedestres que formam um grande labirinto repleto de artesanato, comércio, hotéis, restaurantes e casas. 

Para os turistas brasileiros, Fez ficou conhecida em 2001 com a novela “O clone, que se baseou na Medina para a construção de parte da cidade cinematográfica.

Melhor época para visitar

Fez pode ser visitada o ano todo, porém no verão as temperaturas são muito altas podendo chegar a 40°, por isto é melhor evitar este período.

A melhores épocas para visitar Fez é na primavera que corresponde aos meses de março a maio ou no outono, de setembro a novembro, quando as temperaturas são mais amenas.

  • Caminhar pelas ruelas da Medina de Fez cercada pela sua imensa muralha. A rua principal é a Talaa Kebira, que é o ponto de referência para quem estiver perdido nesse labirinto.
  • Apreciar os artesãos na Praça Seffarine, também conhecida como Praça dos Caldeireiros, que conservam uma das atividades mais antigas de Fez, que é o trabalho manual em bronze para fazer bandejas, panelas, pratos, chaleiras e outros recipientes.
  • Conhecer a universidade mais antiga do mundo - A Universidade Al Quaraouiyine fundada em 859. Não está aberta à visitação, mas ainda sim é possível admirar o seu pátio com sua tradicional fonte, mosaicos e arebescos da entrada.
  • Visitar o curtume Chouara Tannery, o maior e mais antigo de Fez.
  • Tirar uma foto ícone na Bab Boujloud ou Porta Azul que separa a medina da parte moderna da cidade de Fez e caminhar pela Place Boujloud.
  • Visitar a Madrasa Bou Inania (escola islâmica), um dos poucos prédios religiosos com arquitetura merinida, construído em 1355. O local é um dos poucos em Fez que permite a entrada de não muçulmanos.
  • Visitar o Mausoléu de Moulay Idriss, onde está o túmulo de Idriss II que governou Marrocos de 808 a 828.
  • Visitar o Palácio Real de Fez construído no século XIV considerado um dos mais antigos do Marrocos. Apesar de não poder entrar no palácio, contemplar a parte exterior com suas portas trabalhadas em bronze e pequenos azulejos já valem o passeio.
  • Conhecer a fonte mais importante de Fez - Fonte Nejjarine – que apresenta em seus detalhes a beleza da arquitetura marroquina.
  • Experimentar a culinária local que consiste em couscous, bastila, tagine, tanjia, kefta, chermoula e zaalouk.

A principal porta de entrada para voos internacionais no Marrocos é o Aeroporto Mohammed V, em Casablanca

Desde Casablanca são 295 km até a cidade de Fez, em torno de 3h00 de traslado.

Para conhecer a região, a UPack conta com a parceria do receptivo local oferecendo traslados, passeios e guias credenciados para sua melhor experiência!

O melhor lugar para se hospedar em Fez é na região da Medina onde estão localizados pequenos hotéis e os famosos Riads. 

Os Riads são casas ou palacetes bem típicos e autênticos, com arquitetura singular, lindos pátios internos e quartos bem decorados, ficam localizados sempre nos centros históricos – dentro das Medinas

A região da Bab Boujloud ou Porta Azul também é muito procurada pelos turistas, por ficar entre a fronteira da Medina com a parte moderna da cidade de Fez. 

Outra opção é ficar hospedado na parte moderna da cidade, fora da Medina, onde estão localizados os hotéis de rede.

Fez pode ser visitada o ano todo, porém no verão as temperaturas são muito altas podendo chegar a 40°, por isto é melhor evitar este período.

No entanto, as melhores épocas seriam: na primavera que corresponde aos meses de março a maio e no outono que corresponde aos meses de setembro a novembro. Nestes períodos as temperaturas são mais amenas.

Para aproveitar as atrações de Fez recomendamos ficar no mínimo 3 dias.

  • Fez é a segunda maior cidade de Marrocos, perdendo apenas para Casablanca.
  • A Universidade Al Quaraouiyine foi fundada por uma mulher árabe e muçulmana, Fátima Alfiri. Hoje a universidade também é uma mesquita e apenas os turistas muçulmanos têm acesso à parte interior.
  • Souk, ou como em francês souq, são os mercados existentes dentro das Medinas. Na Medina de Fez existem cerca de 6.000 lojas e os bairros são divididos por profissões.
  • Em Fez existem 400 fontes e apenas 70 delas possuem água.
  • Os idiomas oficiais em Fez são o árabe e o francês. O dialeto berbere também é falado por grande parte da população.

Aperte o play e viaje com a UPack por este destino!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet quam at dolor maximus interdum et at ante. Praesent consequat luctus purus, rutrum malesuada lectus posuere non. Nulla facilisi. Phasellus ut nisi rhoncus, tristique tortor sit amet, tempus tellus. Ut porttitor at libero sed dictum. Nulla interdum nunc id ornare pellentesque. Maecenas congue id elit in hendrerit. Donec laoreet augue dolor, ac dignissim metus tincidunt ac.

Curtume Chouara Tannery
Curtume Chouara Tannery
Fez - Madrasa Bou Inania
Madrasa Bou Inania
Ruas de Fez
Ruas de Fez

Esse destino inspirou você?

Para mais informações preencha o formulário que nossa equipe entrará em contato!

Se preferir, entre em contato pelos nossos telefones ou WhatsApp no rodapé do site.

UPack, sua viagem na medida de seu sonho!